Volkswagen vai comprar de 19,9% da Suzuki

Estratégia da montadora alemã é abrir caminho em mercados emergentes

A Volkswagen, maior montadora da Europa, e a Suzuki anunciaram nesta quarta-feira (9) uma aliança de capitais. A construtora alemã comprará 19,9% da empresa japonesa, quarta maior fabricante de carros em seu país e terceira no mundo no setor de motocicletas.

“Volkswagen e Suzuki firmaram uma carta de intenções para estabelecer uma aliança de longo prazo”, anunciaram os dois construtores em um comunicado conjunto. “As empresas prevêem enfoque conjunto frente à demanda mundial crescente de veículos ecológicos”, acrescentou o comunicado. A Volkswagen prevê comprar 19,9% das ações da Suzuki até janeiro de 2010. A ação deve movimentar cerca de US$ 2,5 bilhões.

A Suzuki concentrou suas forças no desenvolvimento e fabricação de modelos pequenos e econômicos, pouco enfocado pela montadora alemã. Além disso, a construtora japonesa também é especialista em motocicletas.

A Suzuki ainda está bem sedimentada em mercados emergentes, como a China e Índia, um dos alvos da Volkswagen. Recentemente a Volkswagen comprou 49,9% da Porsche, e se comprometeu a assumir completamente a empresa alemã até 2011.

Fonte: g1, www.g1.com.br