Elétrico Nissan Leaf é eleito """carro do ano"", no salão de Nova York

Elétrico Nissan Leaf é eleito """carro do ano"", no salão de Nova York

Em NY, a montadora japonesa aproveitou para mostrar a versão de corrida do carro

O elétrico Nissan Leaf foi anunciado o carro do ano no Salão de Nova York, que abre as portas ao público nesta sexta-feira (22). O World Car of the Year Awards, eleição mundial feita por jornalistas especializados, teve o Audi A8 e o BMW Série 5 como outros dois finalistas. Completaram a lista dos dez melhores o Audi A1, o BMW X3, o Jaguar XJ, o Jeep Grand Cherokee, o Mercedes-Benz SLS, o Porsche Cayenne e o Volvo S60 / V60. O vencedor em 2010 foi o Volkswagen Polo.



Lançado no mercado no fim de 2010, o Leaf já havia sido eleito carro do ano na Europa, em novembro passado, batendo o Alfa Romeo Giulietta e Vauxhall Meriva. Ele foi exibido inclusive no Salão de São Paulo, em outubro.

Em NY, a montadora japonesa aproveitou para mostrar a versão de corrida do carro, Leaf Nismo RC, desenvolvido pela divisão da fabricante japonesa Nissan Motorsport International Limited (Nismo). O modelo tem carroçaria de fibra de carbono e ´possui frente e traseira removíveis. É equipado com uma bateria de íon-lítio com 48 módulos compactos e de alta resposta que gera 107 cavalos de potência e 28,6 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 150 kmn/h -a versão urbana alcança 145 km/h.

Outras categorias

Na categoria carro "verde", o Chevrolet Volt, híbrido em que o motor elétrico predomina, superou o Leaf e ficou com o título. Também estava entre os finalistas o BMW 320d EfficientDynamics.

Entre os esportivos, a vitória foi da Ferrari 458 Italia, que concorria com o Mercedes-Benz SLS AMG e o Porsche 911 Turbo. O título de melhor design, definido por um grupo de cinco especialistas, ficou com o Aston Martin Rapide. Em 2010, o vencedor foi o Chevrolet Camaro.

Fonte: Auto Esporte