Em 24 horas, chove em São Luís metade do previsto para o mês de março

Bombeiros alertam para a possibilidade de fortes chuvas nas próximas horas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) emitiram alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas para São Luís nas próximas horas. Nas últimas 24 horas, foram registrados 217 milímetros de água, que representa metade do que estava previsto para todo o mês de março na capital.

Somente da meia-noite desde domingo (24) até as 9h da manhã, foram registrados 150 milímetros de chuvas. De acordo com o meteorologista Gunther de Azevedo Reschke, o grande volume de água que atingiu a capital nas últimas 24 horas é causado pela Zona de Convergência Intertropical, que é a principal causa das chuvas no Norte e Nordeste do Brasil.

Crédito: Divulgação/Nelson Melo

Ainda segundo o Núcleo de Meteorologia da UEMA, do dia 1º de março até este domingo, foram contabilizados mais de 582 milímetros de chuvas na capital. O número representa 26,4% a mais do previsto para o mês e segundo as previsões, março deve ultrapassar os 600 milímetros de chuvas. A previsão é que o mês de abril também registre um grande volume de água, já que historicamente é considerado o mais chuvoso do ano no Maranhão.

Por conta do grande volume de estragos causados em vários pontos da capital, o governador do Maranhão, Flávio Dino, se reuniu na tarde deste domingo com equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para definir o apoio que será prestado as famílias que foram vítimas das enchentes e dos deslizamentos de terra.

Crédito: João Ricardo/G1 Maranhão

Foram mapeados 13 pontos que vão receber assistência social. O secretário estadual de Cidades, Rubens Pereira Júnior, afirmou que as famílias atingidas serão removidas das áreas consideradas de risco e vão ser remanejadas em outras localidades.

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) informou também que vai realizar a partir da manhã desta segunda (25) uma força-tarefa de atendimento as vítimas das chuvas na capital. Os profissionais da área cível, moradia e consumidor estarão reunidos na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua da Estrela na Praia Grande durante todo o dia realizando os atendimentos as vítimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES