Em Assembleia, bancários vão analisar reajuste de 5% da Fenaban

Assembleia Geral Extraordinária será nesta quarta-feira (29/08).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (29/08), no Auditório do SEEBF-PI,  o Sindicato dos Bancários do Piauí realizará Assembleia geral extraordinária com a presença de toda a categoria, associados ou não, de bancos púbicos e privados. O encontro avaliará  a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em 24/08/2018, deliberação sobre as propostas específicas do Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste e deliberação acerca de paralisação das atividades por prazo indeterminado. 

Após negociação iniciada em junho entre sindicatos e a federação dos bancos, no último sábado (25), a  Fenaban apresentou uma proposta final, com reajuste salarial de 5% (aumento real de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,78%) e garantia de manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para os empregados de bancos públicos e privados do Brasil.

Caso seja aprovada, a primeira parcela da PLR será paga em 20 de setembro. A proposta prevê, ainda, acordo com validade de dois anos. Assim, ficariam garantidas, até 2020, a manutenção de todos os direitos e a reposição total da inflação (INPC), mais 1% de aumento real para salários e demais verbas em 1º de setembro de 2019.

Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), explica que o aumento é resultado de um longo período de reivindicação.

“Em tempos de golpe e retirada de direitos, que buscam o enfraquecimento da classe trabalhadora, os bancários conseguiram garantir, na mesa de negociação, aumento real maior e todos os direitos da CCT, para toda categoria. A unidade nacional, entre trabalhadores de bancos públicos e privados, sai fortalecida. Uma campanha num ano difícil que juntos conseguimos transformar em oportunidade”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES