Encerra nesta quinta-feira inscrições pela internet para o Fies

Os interessados podem fazer sua inscrição até esta quinta-feira

Encerra nesta quinta-feira (05) as inscrições para o processo seletivo da segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Os interessados deverão se inscrever pela internet e o cronograma e regras desta edição foram publicados  em Edital divulgado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (27).

O resultado da pré-seleção sairám o próximo dia 10 e quem for selecionado deverá concluir a inscrição na internet e completar o processo junto à instituição de ensino e à instituição financeira. Os candidatos não selecionados ficam na lista de espera.

O Ministro da Educação, Renato Janine, informou no final do mês de junho, que esta edição do Fies ofertaria 615 mil vagas sendo que as prioridades são para os cursos das áreas de engenharia, saúde e a formação de professores e para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal.

O Fies passou a ter novas regras que já são válidas nessa edição. Com as mudanças, os estudantes os estudantes são selecionados de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a taxa de juros agora é de 6,5%.

De acordo com o edital, o estudante poderá se inscrever em um único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo. Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de vaga.

Os candidatos que não tiverem concluído curso superior, participado do Enem a partir de 2010 e obtido média a partir de 450 pontos no exame e não tenham tirado nota zero da redação também podem se inscrever para seleção do Fies.

Os candidatos que concluíram o Ensino Médio antes de 2010 podem participar mesmo que não tenham feito a prova do Enem e a classificação acontecerá atravésd e uma fórmula que leva em consideração itens como renda familiar e raça.

Um outro critério passa pela renda familiar mensal bruta per captita que deve ser de até 2,5 salários mínimos.

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com