Encontro Nacional de Folguedos retrata universo das lendas do Piauí

A tradição do Bumba-meu-boi vai ser representada por vários grupos.

A 39ª edição do Encontro Nacional de Folguedos vai embarcar no universo das lendas piauienses. A festa acontece de 19 a 22 de agosto na Vila Olímpica do Albertão, com apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos e muito forró. Uma das novidades para esse ano é o concurso de grafite. Além disso, várias barraquinhas serão montadas para oferecer ao público o melhor da culinária regional. Quem quiser levar alguma lembrança para casa ainda pode dá uma passadinha nos estandes do artesanato.

A tradição do Bumba-meu-boi vai ser representada por vários grupos do Piauí e de estados vizinhos, como o Maranhão. As quadrilhas também vão mostrar a beleza das coreografias e colorido dos figurinos. No palco Cabeça de Cuia acontecem os shows, a partir das 20 horas. Entre as atrações, está a cantora Lilly Araújo, o cantor Frank Aguiar, além das bandas Xhenhenhem, Dona Fulô e Valor de PI. Do Ceará, a banda Lagosta Bronzeada sobe ao palco no primeiro dia do evento.

O humorista João Claúdio Moreno também vai participar dessa festa na quinta-feira (20). Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as lendas piauienses pode fazer uma visita ao espaço Num Se Pode, onde serão exibidos – de 19 a 21 de agosto – filmes sobre o tema. No sábado (22) terá a apresentação da peça teatral "Assombrações", com o grupo Oficinão, sob a direção de Adalmir Miranda.

O Encontro Nacional de Folguedos é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura.

Fonte: Assessoria