Enem 2012: Veja como controlar a ansiedade na hora da prova

Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro

As principais recomendações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes já conhecem. Controlar a ansiedade é, sem dúvida, uma das mais difíceis. Diante do teste, manter o autocontrole é uma qualidade decisiva para fazer valer o esforço nos estudos. Cuidados básicos como dormir e se alimentar bem e praticar exercícios de relaxamento ajudam a manter o foco.


Enem 2012: Veja como controlar a ansiedade na hora da prova

- Se não administrada, essa ansiedade pode trazer graves prejuízos que vão de ?brancos? no momento das provas até complicações mais sérias na saúde. O sucesso no Enem está intimamente ligado à disciplina, mas também ao descanso e lazer - destaca a orientadora educacional do Colégio Imaculada Conceição, Elsa Ennes.

Respire e se alongue para relaxar

Um movimento simples, como observar a própria respiração, auxilia o candidato a relaxar.

- A respiração é uma ferramenta natural para lidar com as emoções. Inpirar profundamente e expirar devagar ajudará a quem vai fazer a prova a se manter mais calmo. Além disso, respirar nos traz para o momento presente, o que traz emoções de qualidade. Como é uma técnica simples, é um bom conselho para se fazer antes de começar ou durante a prova, quando ele se sentir mais cansado - explica o instrutor da Fundação Arte de Viver, Raoni Martins.

O alongamento também é uma técnica que está à disposição dos participantes. Cursos pré-vestibulares já perceberam a importância desses exercícios e levam instrutores para as salas de aula.

- A prática de técnicas de alongamento é indispensável para a hora da prova porque, além de deixar os alunos relaxados, proporciona a oxigenação do cérebro. Isso é importante para deixar o candidato mais disposto na hora de fazer o Enem - revela o coordenador do Pré-Vestibular do Colégio Qi, Renato Pelizzari.

A estudante Mariana Tinoco participou do treinamento no cursinho e garante que faz diferença:

- Para mim, o Enem é uma prova de resistência. Por isso, ter essas aulas com técnicas de alongamento e respiração são importante porque nos ajudam a manter o foco no momento decisivo e a colocar em prática o que aprendemos.

Cuide da alimentação

O equilíbrio deve estar também na alimentação. Preferir comidas leves e se manter hidratado é a recomendação.

Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro.

- O mais importante é beber bastante água. Uma dica, inclusive, e levar uma garrafa de água. Alimentos gordurosos e enlatados devem ser evitados porque dificultam a oxigenação do cérebro. Nesta reta final, é melhor comer frutas, verduras e legumes. Refrigerante, café e chá mate também não são uma boa opção. Para substituir, prefira chá de ervas ou de frutas e limonada - aconselha a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia, Gisela Peres.

O Enem será nos dias 3 e 4 de novembro.

Fonte: Extra