Enem começa neste sábado para mais de 7 milhões de inscritos

Os estudantes estão prontos para a prova.

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (24), mas até 963.979 candidatos ainda não sabem onde farão as provas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 20h desta sexta-feira (23), 12,4% dos 7.746.057 de candidatos inscritos ainda não haviam acessado o sistema para ver o cartão de confirmação das provas.

Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados. Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

Na tarde desta sexta-feira (23), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, considerou baixo o número de candidatos que não viram o local de provas, comparado a exames realizados em anos anteriores. "Todos os anos, o número de participantes é inferior ao número de inscritos. Não será diferente esse ano. Mas já estamos aí com 6,7 milhões de inscritos que já acessaram o cartão de inscrição e continua crescendo essa participação, então é número bastante expressivo", disse ele.

Mercadante afirmou, também na sexta, que dois municípios de Santa Catarina tiveram as provas adiadas para a primeira semana de dezembro. O motivo são as fortes chuvas que afetam 169 municípios da Região Sul. Mas, segundo o MEC, apenas nas cidades catarinenses de Rio do Sul e Taió haveria risco de realizar as provas. Essa mudança afeta 4.542 candidatos.

Image title

Outros 3,5 mil tiveram o local de provas alterado dentro do mesmo município. Neste caso, todos os candidatos foram avisados e terão transporte entre o local original e o novo fornecido pelo MEC. Mas, segundo Mercadante, se eles não comparecerem à prova, não poderão refazer o Enem em 2015.

Neste ano, para garantir que nenhum malote seja aberto antes da hora e permita algum tipo de vazamento, como o que aconteceu com a prova de redação na edição de 2014, o MEC mudou o horário de início das provas.

As provas, neste fim de semana, só serão distribuídas aos estudantes a partir das 13h30, depois que todos já tenham passado pelos procedimentos de segurança e estejam sentados nas salas de aula.

Em 2014, 65 candidatos foram excluídos por causa do uso indevido do celular. Em alguns casos, houve postagens de fotos da prova em redes sociais. Com as novas medidas, o MEC espera eliminar de vez a infração. Durante a prova, os candidatos que se levantarem para ir ao banheiro deverão passar por detectores de metais.

Além disso, segundo o Inep, o trabalho de impressão das provas na gráfica foi monitorado por 400 câmeras de segurança e a distribuição para os locais de prova foi feita pelos Correios com o apoio das Forças Armadas.

As 16.600.734 provas impressas para o Enem 2015 estão divididas em 64.190 malotes. Para chegar até os locais de prova vão percorrer 10.854 rotas em 326 mil quilômetros de distância.

Enem em númerosO Inep informou que 57,55% dos inscritos deste ano são mulheres e 42,45% homens. Um grupo de 278 transexuais e travestis está apto a fazer o exame e será tratado pelo nome social. O total cresceu 172% em um ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número subiu de 102, na edição de 2014, para 278.Estão inscritos 57.013 candidatos que solicitaram atendimento especial por conta de algum tipo de deficiência, como autismo, cegueira, surdez, deficiência física ou intelectual, entre outras.Neste ano, também há 8.424 gestantes, 10.773 lactantes, 71.195 sabatistas, 1.711 idosos e 718 classes hospitalares. Veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões no seu estado:

FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 13H (HORA LOCAL):
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo

FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 12H (HORA LOCAL):
Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso*
Mato Grosso do Sul*
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins
*Atenção: como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão uma hora atrás do Distrito Federal, esses estados continuam com a diferença do fuso horário. Lá, portanto, o horário local de fechamento dos portões do Enem é 12h.

FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 11H (HORA LOCAL):
Amazonas
Rondônia
Roraima

FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 10H (HORA LOCAL):
Acre

Fonte: Com informações do G1