Enorme: tubarão-martelo é capturado e levado para a areia no Grande Recife

A portaria 445 de 2014 do Ministério do Meio Ambiente traz o tubarão-martelo como uma das espécies cuja pesca é proibida, bem como a comercialização.

Tubarão-martelo | Reprodução/WhatsApp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tubarão-martelo chamou a atenção de banhistas que estavam na praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife, neste sábado (21). Esse tipo de animal é protegido por lei por correr risco de extinção. O bicho foi levado para a areia por pescadores, segundo testemunhas.

"São várias espécies de tubarão-martelo e todas estão em risco de extinção. Todos estão protegidos, não podem ser capturados, mas tem pescador que não sabe disso", explicou o engenheiro de pesca e especialista em tubarões, Leonardo Veras.

A portaria 445 de 2014 do Ministério do Meio Ambiente traz o tubarão-martelo como uma das espécies cuja pesca é proibida, bem como a comercialização.

Homem segura tubarão-martelo na praia de Recife. (Foto: - Reprodução - WhatsApp)

As pessoas que estavam na praia contaram que os pescadores chegaram até a areia com o bicho amarrado, aparentemente já morto. Não havia informação sobre se ele foi encontrado sem vida ou pescado no mar, o que é infração ambiental.

O auditor Renato Lima estava com parentes na praia de Maria Farinha, quando notou uma aglomeração de pessoas perto da água.

"Quando eu vi, era um tubarão-martelo que já estava morto. Os pescadores estavam trazendo do fundo do mar, com ele agarrado na rede, e colocara na areia lá. Eu cheguei, fiz os registros e coloquei nas redes sociais", contou.

Comerciantes da região também confirmaram, pelo telefone, que o bicho foi pego em alto-mar e um grupo de pescadores "limpou" o tubarão na areia, o que atraiu curiosos.

O tubarão-martelo é uma espécie potencialmente pouco agressiva e não há registro de incidentes com mortes relacionados a ele, segundo Leonardo Veras.

Homem foi fotografado sentado em cima de tubarão-martelo neste sábado. (Foto: Reprodução - WhatsApp)

"É uma espécie que é conhecida porque costuma perseguir caçador submarino, não por causa do pescador, mas por causa da isca, principalmente lagosta. Aí, eles acabam 'assediando' o pescador em busca dessa lagosta", detalhou o especialista.

O G1 tentou falar com a Colônia de Pescadores de Paulista para saber se as pessoas envolvidas na captura são ligadas à colônia, mas não conseguiu contato.

A reportagem também entrou em contato com a prefeitura de Paulista, que informou que estava apurando o caso, e solicitou posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente e da Agência de Meio Ambiente do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES