Erro ortográfico em um mapa de livro escolar surpreende mãe em Jundiaí

Mapa mostra Minas Gertais, Espíritu Santo e Ácre, com acento

Os diversos erros ortográficos de um mapa geográfico em um livro didático infantil de uma escola municipal chamaram a atenção de uma mãe de Jundiaí (SP). Uma foto que foi enviada mostra que os estados do Acre, Espírito Santo e Minas Gerais estão com a grafia errada no mapa do material voltado para alunos do ensino fundamental.


Erro ortográfico em mapa de livro escolar surpreende mãe em Jundiaí

No livro, destinado para crianças do segundo ano do ensino fundamental, está escrito "Minas Gertais" (Minas Gerais) e "Espíritu Santo" (Espírito Santo). Além disso, o Acre está com um acento no A ("Ácre") e ainda falta a identificação de cinco estados da região nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, enquanto o Distrito Federal nem aparece.

De acordo com Vanessa Marques, de 34 anos, foi o filho de 7 anos que mostrou os erros para a mãe na terça-feira (8). ?Ele chegou em casa e folheamos o livro juntos. De repente, ele me disse: ?Olha mamãe, os nomes dos estados estão escritos de forma errada?. Ou seja, é tão grosseiro que ele percebeu assim que olhou para o mapa?, conta a auxiliar administrativa.

Vanessa ainda conta que chegou a folhear o resto do livro para ver se havia alguma brincadeira no material didático. ?Dei uma olhada no resto para ver se aquilo era alguma pegadinha ou algo que fosse para chamar a atenção da criança, mas não era. O resto do livro está correto, o que não adianta nada porque são demais esses erros crassos em um livro destinado a ensinar crianças em uma fase crucial da alfabetização?, pontua.

A mãe disse também que até agora o uniforme escolar, que deveria ser entregue pela prefeitura de Jundiaí, não chegou.

Outro lado

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí informou que notificou imediatamente a editora responsável pela impressão dos livros didáticos, que assumiu total responsabilidade do problema, para que corrija os erros ortográficos e faça a impressão de novas páginas para substituição no livro já nos próximos dias. Os professores estão sendo orientados para a substituição do material.

Sobre os uniformes, outra reclamação da auxiliar, a Secretaria de Educação informou que os kits chegarão às escolas da rede municipal a partir do dia 22 de abril. A previsão inicial era entregar todos os uniformes até o dia 15 de março, mas um problema com o fornecedor de meias atrasou a entrega.

Fonte: G1