Escola de Cocal dos Alves recebe maior número de medalhas de ouro

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro participou do evento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, cidade com 5,5 mil habitantes e localizada a 300 Km de Teresina, faturou o maior número de medalhas de ouro na cerimônia nacional de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). Ao todos foram três medalhas conquistadas.

O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (20) e contou com a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

A escola Augustinho Brandão já ganhou mais de 150 medalhas e menções honrosas. Só em 2015 foram 3 medalhas de ouro, 8 de prata e 5 de bronze. A escola está entre as que mandam mais alunos para a Universidade Federal do Piauí.

O estudante piauiense Sávio, que já ganhou medalha de ouro pela segunda vez afirmou que ficou muito emocionado. ‘’É uma coisa sem igual’’, afirmou.

O professor Antônio Cardoso do Amaral recebeu uma homenagem especial durante a Obmep 2014. Com seu conhecimento e dedicação, ele é o grande responsável por transformar a educação de Cocal dos Alves.

‘’Nós preparamos os alunos não só para as competições, mas também para a vida, porque a escola é uma simulação da vida real e é o lugar onde ele (aluno) pode errar e a gente pode melhorá-lo no momento certo’’.

“Pra mim as Olimpíadas de Matemática foi o evento mais importante de educação que eu pude participar, porque ela nos ajudou a promover muitos dos sonhos que nos tínhamos. Todos os meninos que vem participar são bem acolhidos. E inclusive nos dão respaldo com uma boa premiação, que inclusive é o futuro deles. Nós estamos muito gratos por isso’’, finalizou Amaral.

Com as aulas do professor Amaral, seu filho também ganhou medalha. ‘’Ele dá mais impulso e força para a gente ganhar.

Foram premiados 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Mais de 5 mil municípios brasileiros estiveram na disputa, com cerca de 18 milhões de estudantes matriculados em aproximadamente 46 mil escolas públicas.

“Trata-se de uma grande festa da inteligência. Temos que nos convencer de que a inteligência é algo leve, que deve ser festejado. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação. Vocês estão tendo aqui o reconhecimento da sua imaginação e inteligência”, disse Janine Ribeiro em seu discurso.

Diante dos alunos, o ministro também falou sobre o futuro e parabenizou o esforço de cada um. “Esse mundo que se abre diante de vocês não é trivial. Orgulhem-se muito da historia de vida que vocês já têm”, disse. E completou: “Quanto mais o país for justo e der oportunidades, mais livres os alunos serão para escolher caminhos.”.

Além de Janine Ribeiro, também estiveram presentes à mesa a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professora Helena Nader; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, professor Jacob Palis; o coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim; o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, professor Marcelo Viana; o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, César Camacho; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Além de uma olimpíada, a Obmep se tornou um projeto de aprendizagem da matemática nas escolas públicas e mecanismo de inclusão social para revelar novos talentos. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).Os resultados completos serão divulgados na página oficial da Olimpíada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES