Escolas municipais de Timon são destaque em Programa do MEC

O resultado colocou Timon como a cidade do MA com destaque.

A cultura, aliada à educação, faz parte da rotina dos alunos das escolas municipais de Timon (MA). Isso é confirmado através da aprovação de 27 projetos no Programa Mais Cultura nas Escolas do Ministério da Educação (MEC).

O resultado colocou Timon como a cidade do Maranhão que teve mais projetos aprovados, tendo como destaque a U.E. Luís Miguel Budaruiche. Agora, a escola é um modelo em todo país.

O reconhecimento dos trabalhos realizados pela escola foi agraciado pela presença da coordenadora geral do Mais Cultura, Cris Abramo. Segundo a coordenadora, a escola foi capaz de atender todos os requisitos exigidos pelo programa.

“Por isso, ela se destacou pela qualidade, pela pesquisa em Identidade Cultural e envolvimento escola, alunos e comunidade”, diz.

A coordenação de qualquer projeto é um dos pontos-chave para o sucesso.

Dessa forma, a Escola Luís Miguel conta com a artista Carla Senna, coordenadora do projeto. Ela destaca os principais trabalhos realizados.

“Desenvolvemos atividades de teatro, literatura de cordel, pesquisa de identidade cultural, artesanato e fotografia. As pesquisas desenvolvem os pais e a comunidade, e são voltadas para a história e as manifestações culturais de Timon”, conta.

Com isso, de acordo com a secretária de Educação de Timon, Dinair Veloso, o resultado é graças ao trabalho realizado por todas as partes envolvidas. “As coordenações e os gestores são responsáveis por fazer um projeto que deve conter um diagnóstico, para, assim, ser aprovado.

A secretaria ajuda em toda parte técnica, por isso tivemos um grande número de projetos aprovados”, afirma, Dessa forma, o Mais Cultura vai além das fronteiras aluno x professor. “Ele é capaz de envolver toda comunidade escolar e família, uma vez que fomenta a questão cultural nas escolas.

Além disso, é uma forma de incentivar novos talentos”, destaca a secretária.

Além da Escola Luís Miguel Budaruiche, que foi considerada como uma escola exemplar e passa a ser referência no Mais Cultura nas Escolas, outras cinco escolas receberam a visita da coordenadora, Cris Abramo. Foram elas: U. E.

Orgmar Monteiro, U. E. Ney Rodrigues de Vasconcelos, E. C. São Benedito, Colégio Nossa Senhora das Dores e Projeto Alvorada da Educação.

RECURSOS - O Programa Mais Cultura nas Escolas tem como resultado o envio de recursos financeiros para escolas aprovadas.

Eles devem ser investidos na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas. Com isso, o objetivo será dialogar as iniciativas culturais com a educação formal. O programa é promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), junto com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Fonte: Jornal Meio Norte