THE: Escolas não enviam formulários e alunos podem ficar sem carteira estudantil

THE: Escolas não enviam formulários e alunos podem ficar sem carteira estudantil

O prazo de validade da carteira estudantil de 2012 é 31 de maio, mas até o momento, muitas escolas ainda não enviaram à CMEIE os formulários

A Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil - CMEIE deu início à entrega da identidade estudantil de 2013 no dia 28 de março. Das 14.160 que já estavam pagas, já foram entregues 9. 832.

As escolas tinham prazo limite de até 8 de março para enviar os formulários. Quem enviou os formulários dentro desse prazo, a CMEIE garante a entrega do documento até o dia 10 de maio.

A Identidade Estudantil de 2012 terá o prazo de validade encerrado no 31 de maio e de acordo com o presidente da CMEIE, Danilo Moraes, até o momento, 33 mil carteiras foram pagas. Mas o que preocupa a Comissão é que apenas 20 mil formulários estão na CMEIE.

?Isso significa que as escolas não estão encaminhando o documento para a Comissão, o que gera uma grande preocupação. O prazo de validade da carteira de 2012 se encerra dia 31 deste mês e muitos estudantes vão ficar sem a Identidade Estudantil?, alerta.

A carteira estudantil é emitida pela Comissão o ano inteiro. Quem ainda não emitiu o pedido pode solicitar junto a CMEIE e ter o documento em mãos. ?O pagamento é o ano todo, mas esses estudantes podem ficar um período sem ter os benefícios obtidos através do uso da carteira (como a meia-passagem), porque quando o formulário chega na CMEIE tem todo um procedimento a ser seguido, que leva pouco mais de um mês. Por isso é importante que eles cobrem das escolas essa entrega?, acrescenta Danilo.

Independente da escola, o próprio aluno pode acessar o site da CMEIE (www.cmeie.com.br), imprimir o boleto e efetuar o pagamento de R$16,00.

Depois deve entregar o documento na própria CMEIE, com uma foto 3x4 datada e o comprovante de pagamento?, explica o presidente ao ressaltar que a meta da CMEIE é emitir 75 mil carteiras.

Além disso, para adquirir o formulário, os estudantes podem ainda procurar os postos Pag-Contas, postos do Setut, efetuar o pagamento e fazer o mesmo procedimento.

Eficiência da expedição depende do envio

Para que o aluno recebesse a carteira até o dia 31 de maio, data em que se encerra o prazo de validade da carteira de 2012, era preciso que ele antecipasse o processo de expedição, visto que o trabalho e eficiência da CMEIE dependem da antecipação do aluno ao processo de expedição da carteira bem como a agilidade das escolas em entregar os formulários dos alunos na data no prazo previamente estabelecido.

Ainda segundo o presidente da CMEIE, os estudantes de 3º ano do ensino médio, específico e pré-vestibular terão as carteiras validadas até o dia 31 de dezembro do corrente ano.

O aluno aprovado no vestibular que apresentar comprovante de matrícula da instituição de ensino superior terá a carteira validada até 31 de maio de 2013.

Ele ressalta ainda que o aluno que adquire a carteira de estudante, além de pagar meia-passagem no transporte coletivo, tem direito à meia-entrada em shows, espetáculos teatrais e cinemas.

A CMEIE não expede identidade estudantil para as escolas que estão irregulares no Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEE/PI, de acordo com a Lei º 2.650/98 de 04/5/1998, que altera a redação do artigo 1º da Lei 1.880/87 de 13/4/1987.

Fonte: Aline Damasceno