Estado tem potencialidades em destaque durante evento internacional

Na 50° Edicão da Internationale Tourismus-Börse Berlin.

O Piauí mais uma vez  mostra suas potencialidades para o mundo. As aventuras, belezas naturais, especialidades culinárias e artesanato que envolvem a rota das emoções, ganham destaque em uma das maiores feiras de Turismo. A 50° Edicão da Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB Berlim), reconhecida como a maior feira de turismo do mundo está sendo realizada na Alemanha.

Entre os 12 estados e comunidades presentes no estande  do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), juntamente com 49 representantes da indústria de viagens, incluindo operadores de turismo e representantes da indústria de hospitalidade e companhias aéreas, o Piauí tem participação em mostrar o potencial de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, os quatro municipios que envolvem a rota.

O presidente da Embratur Vinicius Lummertz aposta que a localização dos destinos da Rota (Jericoacara/CE, Lençóis Maranhenses/MA e Delta do Parnaíba/PI), no Nordeste do Brasil, em pontos de trajetos mais próximos da Europa e EUA, será fundamental para o desenvolvimento desses destinos. “O turista internacional está procurando novidades, destinos com belezas naturais, conforto, tranquilidade e segurança. E isso é o que temos em Lençóis, Delta e Jeri. É isso a poucas horas de voo da Europa e EUA. Tenho certeza que todos vão adorar”, comentou Lummertz.

A Rota das Emoções é um roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão. Apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos.

O evento iniciou dia 9 e segue até o dia 13 de Março. Na ocasião, uma equipe da Secretaria de Turismo do Piauí apresenta o roteiro e faz a entrega de material de divulgação. “Estamos aqui, juntamente com os outros para mostrar nossas potencilidades turisticas, trouxemos material para que o turista que nunca foi e nem viu possa sentir através de fotos, imagens como é lindo nosso Estado. Além da gastronomia, artesanato, praias exuberantes, uma das maiores marcas do Piauí no roteiro, é aprática  de kite, seja pelos bons ventos ou pela facilidade de aprendizado.” destaca a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo do Piauí, Celina Tourinho.

Para o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, a participação na ITB é de grande importância para todos os Estados. “Nosso país tem relações com os outros países culturalmente também, apresentar nosso Estado e saber que fazemos parte de um dos melhores roteiros do Brasil nos deixa muito feliz. Em Janeiro estivemos reunidos para assinatura de reativação da Agencia de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) que retoma ações de promoção da rota, o que para nós, representa uma oportunidade de realizar investimentos conjuntos e tornar cada vez mais forte o turismo na região. A rota das emoções não poderia ter outro nome, é realmente emocionante” conclui Nogueir  Júnior.

A Rota foi consolidada em 2005 e o roteiro foi reconhecido, em 2009,  pelo Ministério do Turismo como um dos melhores do Brasil e segundo a Embratur, não é coincidência que o mercado alemão para a apresentação de destinos brasileiros é uma prioridade. 

Fonte: Com informações do Portal do Governo