SEÇÕES

Esterilização: Técnica vai impedir que mosquito Aedes se reproduza

Tecnologia vai esterilizar Aedes aegypti

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nova tecnologia promete esterilizar o mosquito Aedes aegypti e ajudar a combater as doenças que ele transmite, como Zika, dengue, chikungunya e febre amarela. O projeto-piloto já está sendo utilizado na China e deverá vir para o Brasil, México e Tailândia em breve.

De acordo com o que foi divulgado pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) das Nações Unidas, que está investindo na tecnologia, a estratégia foi lançada em fevereiro e servirá para conter os surtos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, que costumam preocupar os sistemas nacionais de saúde da América Latina.

O especialista da Aiea Rui Cardoso Pereira, garantiu que a fórmula já funcionou nos testes contra as moscas do gado e da fruta e outros insetos. A principal enfermidade a ser combatida é a Zika, que tem afetado a população e as gravidas, provocando a microcefalia nos fetos. Apesar disso, o Ministério da Saúde declarou nesta quinta-feira (11) que os casos da doença registrados até agora diminuíram 95% em comparado ao mesmo período de 2016.

Pereira explicou que a medida faz com que os mosquitos não se reproduzam. Ele explicou que os mosquitos machos são esterilizados com uma radiação que os esteriliza e depois são soltos no campo. “Daí, eles acasalam com as fêmeas selvagens, mas não reproduzem. Os óvulos nunca são fecundados. Essa tecnologia tem sido usada com sucesso para o combate à mosca do gado, à mosca da bicheira, mosca da fruta, à mosca tsé-tsé e outras”, declarou o especialista.

Esterilização

"Posso dizer que, neste momento, há um grupo no sul da China já com um projeto-piloto [de esterilização em implementação. México, Brasil e Tailândia vão começar muito proximamente. A primeira fase foi capacitar pessoas, criar infraestrutura para esses insetos estéreis serem produzidos. No caso do Brasil, o país já tinha uma infraestrutura e usava insetos que eram transgênicos," acrescentou.

De acordo com um estudo divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro, há a  intenção de fortalecer, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a luta contra doenças como o vírus da Zika, a dengue e a chikungunya na América Latina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos