SEÇÕES

Estimulação precoce promove evolução de bebês com microcefalia

APAAS oferece um acompanhamento multidisciplinar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há dois anos, o Brasil e o mundo foram surpreendidos com a enorme quantidade de bebês que nasceram com microcefalia, resultado da infecção provocada pelo vírus da zika.

A criança com esta condição, pode precisar de cuidados por toda a vida, mas isso é normalmente confirmado depois do primeiro ano de vida e irá depender muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e que partes estão mais comprometidas. No caso dos bebês com microcefalia, a estimulação precoce deve iniciar tão logo ele esteja clinicamente estável para garantir uma melhor qualidade de vida no futuro.

Hoje é possível saber como um tratamento adequado faz a diferença. A Associação Piauiense de Atenção e Assistência em Saúde – APAAS, oferece um acompanhamento multidisciplinar para crianças com microcefalia de toda a macrorregião.

No local a criança é acompanhada por cinco profissionais diferentes, sendo eles neurologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.

“Os familiares dessas crianças têm nos dado uma resposta muito grande a respeito do tratamento oferecido aqui na APAAS, o quanto isso tem sido importante na vida dessas pessoas. As mães tem trazido eles ainda na primeira infância, que é de 0 a 3 anos, onde é feito o tratamento de estimulação precoce em cima das fases do desenvolvimento neuropsicomotor da mesma”, disse o fisioterapeuta Altimar Araújo.

O fisioterapeuta explica, que após o diagnóstico, é preciso que a família a reabilitação. Quanto mais cedo se der início a estimulação melhor serão os resultados.

Solange Martins, mãe da Ayla, descobriu durante o pré-natal que a sua filha nasceria com microcefalia.

“Foi difícil, tive uma gravidez normal e só descobri durante o 8º mês na realização de uma ultrassonografia. Hoje a Ayla tem 1 ano e nove meses e ainda está sendo muito difícil, mas depois que a gente passou a frequentar a APAAS, percebemos um quadro bem evolutivo dela. Ele começou a reabilitação com 15 dias”, explicou a mãe.

Na segunda-feira, 13 de novembro, a APAAS realizou algumas ações com as mães e crianças com microcefalia. Elas puderam participar de uma oficina de Shantala, técnica indiana que consiste num momento diário de afeto entre mãe e bebê, ministrada pela fisioterapeuta Amanda Mara.

Em seguida a médica Verônica Maia, teve um conversa com as mães sobre a importância da estimulação precoce.

“O mais importante na prevenção é o pré-natal, momento em que existe uma maior orientação. Atualmente o Ministério da Saúde já distribui repelentes para as grávidas como o objetivo de evitar a zika”, explicou a médica.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos