SEÇÕES

Estudante é vítima de racismo ao ser barrada em shopping Teresina

A estudante disse que irá acionar a Justiça

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas mulheres negras, mãe e filha, afirmam terem sido vítimas de racismo em um shopping de Teresina. Abordadas pelos seguranças do local, elas dizem que foram obrigadas a mostrar a identidade e depois informadas que não era permitida a entrada de adolescentes desacompanhados. A exigência do shopping é por conta dos constantes roubos, badernas e até vandalismo causados pelas famosas turmas dos "rolezinhos".

"Fomos barradas porque somos negras e usamos cabelo black power", disse a estudante universitária Ruana Cayre, que tem 19 anos.

A estudante registrou a ocorrência na Delegacia de Repressão às Condutas Discriminatórias e proteção dos Direitos Humanos nessa segunda-feira (26).

O crime aconteceu na entrada do shopping, na Zona Leste da capital. Por meio de nota, a empresa afirmou que não compactua com qualquer tipo de preconceito e busca sempre promover ações e campanhas voltadas para a igualdade e o respeito. O shopping ressaltou que a iniciativa busca incentivar denúncias e conscientizar as pessoas sobre os variados tipos de violência contra as mulheres.

"Ele pediu meus documentos e eu disse que era maior de idade. Minha mãe veio logo atrás e ele também pediu os documentos dela. Até aí tudo bem, mas comecei notar que muitas pessoas passavam e ele não pedia documento de ninguém. Eu estava sem a identidade e a gente poderia simplesmente entrar por outra entrada. Juliana, minha amiga, que é branca, não foi barrada. Meu amigo também não. Eles passaram e nós não", relatou.

"Meu amigo, que já tinha entrado, voltou e começou filmar. Mas chegou outro funcionário. Ele disse que fomos barradas porque éramos menores de idade, mas minha mãe já tinha mostrado o documento dela. Eu disse que iria chamar a polícia. Eu estava nervosa e muito constrangida. Por coincidência, todos que entravam eram brancos. Se passaram uns 10 minutos e eu questionando tudo aquilo", lembrou.

A estudante relata que um terceiro funcionário entrou na história, chamou os dois que já estavam envolvidos e falou para que eles parassem de bater boca. 

Ruana diz que chorou bastante com a situação e conta que mesmo já tendo sofrido atos de discriminação, considera aquele como o pior de todos, pois foi um constrangimento público.

A estudante disse que irá acionar a Justiça e que não vai se calar diante do ocorrido. Ela relata que sua mãe já passou por algo parecido há 23 anos e que agora está revivendo o passado, mais um fato que a motiva a levar o caso para a via judicial.

"Estou decidida com relação a isso, porque quanto mais naturalizamos situações assim, pior fica. Vão dizer que é vitimismo. As pessoas têm que saber que é crime. Eu luto porque não quero mais passar por isso. Me dizem para deixar para lá, mas sou eu que vou dormir com meu constrangimento, com minha revolta”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos