Estudantes do Unitodos atingem mais de 900 na redação do Enem

O Unitodos é um cursinho popular oferecido pela Prefeitura.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Este ano o Unitodos, cursinho popular oferecido pela Prefeitura de Teresina, conseguiu bons resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio. Alguns alunos obtiveram mais de 900 pontos na prova de redação.

“Essas notas mostram que o Unitodos  faz diferença na preparação e aumento de competitividade desses alunos”, ressalta  Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz.  "O acesso à educação e, principalmente, o ingresso em um curso público é um desafio para muitos estudantes das camadas populares. Nesse sentindo, os cursinhos públicos se apresentam como ferramentas importantes de incentivo à educação”.

Quem pontuou bem na redação foi Jailson Silva, 27 anos, que obteve 960 pontos. Técnico em enfermagem, sempre estudou em escola pública e concluiu o ensino médio há 10 anos.   “Não tive dificuldades na redação devido à minha vivência. No ônibus sempre via duas estudantes surdas que conversavam entre si e ficava imaginando como era a vida delas. Na redação eu fiz sugestões  para a inclusão plena dessas pessoas”, relata.

Com 17 anos, a estudante Vitória Lima  fez 940 pontos na redação. Como boa leitora, ela também não teve dificuldades para escrever a redação. “Na reta final, foquei nos assuntos possíveis e busquei inspiração na Constituição Federal, citei a obra Luta de Classes, de Karl Marx”, fala.  Para se dedicar aos estudos por meio do Unitodos, ela deixou de trabalhar em uma lanchonete.

Outra estudante que comemora os pontos é Aline Xavier, 17 anos, que obteve 920 pontos na redação e já sonha com uma vaga em universidade pública. “Não senti dificuldades para escrever a redação porque pensei no que o governo tem que fazer para inserir as pessoas surdas na sociedade. Fiz citação da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para fazer uma contextualização”, diz. Ela tem a mãe como exemplo que está cursando História em uma universidade pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES