Estudantes realizam protesto visando salvar Lagoa do Portinho

Os jovens pretendem chamar a atenção das autoridades para tentar salvar a lagoa, que sofre com um processo de assoreamento constante.

Vários estudantes do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram na tarde desta quinta-feira (18/12), um ato público denominado “SOS Lagoa do Portinho”. Os jovens pretendem chamar a atenção das autoridades para tentar salvar a lagoa, que sofre com um processo de assoreamento constante.

Um dos principais cartões postais do Piauí, corre o sério risco de desaparecer. O espelho d’água da Lagoa do Portinho se transformou em lama ou até mesmo em chão rachado. Com a seca na região, outro problema agrava a situação. Os ventos comuns nessa época do ano aumenta o deslocamento de dunas que interditam estradas e causam prejuízos na área. Revoltados com a situação, os estudantes se mobilizaram para realizar o ato público em defesa do local. Eles denunciam o descaso das autoridades com a área e cobram medidas urgentes para salvar a lagoa.

“A gente sabe que não chove há alguns anos na região, mas o problema não é só esse. Tem gente desviando água, jogando lixo, enfim, uma série de desrespeitos ao meio ambiente. O ato público surgiu de um trabalho da universidade que fiz com a Lagoa do Portinho. Após perceber a situação, veio a ideia de fazer uma intervenção para chamar a atenção do governo, pois a lagoa não pode esperar”, contou a estudante Joselma Cordeiro, líder do movimento.




 

Fonte: Costa Norte