Estudo mostra que uso diário e excessivo de smartphone pode trazer sérios problemas para coluna

O resultado é o desenvolvimento de dores nas costas, agravadas se você já não for dono de uma postura exatamente correta antes mesmo de ligar o seu smartphone todos os dias

Coluna | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que atire a primeira pedra quem não passa alguns minutos do seu dia entretido em seu aparelho celular, checando as últimas postagens no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. O ato de permanecer com uma postura curvada, de olho na tela do smartphone, porém, pode ter um sério problema a médio e longo prazo para sua saúde.

É o que aponta um estudo divulgado pelo jornal científico Surgical Technology International. De autoria do médico Kenneth Hansraj, cirurgião e especialista em coluna cervical, o documento aponta que o uso constante e excessivo do celular leva a uma constante má postura, a qual pode contribuir para um peso extra de 27 kg sobre o seu pescoço.

Tal peso corresponde, segundo Revista Health, ao peso médio de uma criança de oito anos sobre a sua coluna cervical – um valor bastante considerável. O resultado é o desenvolvimento de dores nas costas, agravadas se você já não for dono de uma postura exatamente correta antes mesmo de ligar o seu smartphone todos os dias.

Para chegar a tal resultado, Hansraj criou um modelo em computador da coluna espinhal – da qual a cervical faz parte –, para testar os efeitos dos movimentos da cabeça – que pesa de 4 kg a 5 kg – sobre a coluna. O simples ato de abaixá-la para responder mensagens ou conferir atualizações pode ter um efeito bastante nocivo, segundo a análise do médico.

“À medida que a cabeça se inclina para a frente as forças visto pelo pescoço sobe para 12kg a 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus, e 27 kg a 60 graus”, escreveu Hansraj. Segundo a Health, além do uso das redes sociais, as pessoas passam de duas a quatro horas por dia com a cabeça apontada para baixo, geralmente lendo textos ou usando aplicativos. Em um ano, estamos falando de 700 a 1.400 horas de peso em excesso sobre o pescoço.

Você deve estar se perguntando o que fazer se é um adepto dessa rotina também. De acordo com os médicos, há apenas dois caminhos: usar menos e com moderação o seu celular, evitando ficar curvado demais todos os dias. Outra opção é aprender a usar o smartphone de maneira vertical, sem curvar a coluna. É o que vai te impedir de um futuro de dores e sérios problemas no pescoço e nas costas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES