Evangelina Rosa terá Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Servidores foram capacitados para evitarem acidentes

Depois de uma semana de treinamento, os funcionários da Maternidade Dona Evangelina Rosa concluíram, nesta sexta-feira (20), a capacitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A capacitação foi conduzida pela equipe técnica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Quase 30 profissionais efetivos e suplentes da maternidade participaram do treinamento. “O curso da Cipa é uma determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para empresas que têm acima de 20 funcionários”, afirmou a coordenadora do Cerest, Vera Regina Cavalcante.

Os representantes da Cipa foram eleitos e indicados pelos colaboradores e direção da instituição. A comissão terá mandato de um ano e tem, dentre as atribuições, identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e elaborar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Devem constituir a Cipa e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.


Maternidade Evangelina Rosa (Crédito: Reprodução)
Maternidade Evangelina Rosa (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte