Ex-presidente do TJPI, desembargador João Menezes Silva morre em Teresina

Desembargador aposentado João Menezes Silva, faleceu aos 89 anos, em Teresina.

Avalie a matéria:
Desembargador | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu neste sábado (11), o desembargador aposentado João Menezes Silva, aos 89 anos. O magistrado foi presidente do Tribunal de Justiça do Piauí no biênio 2002-2004 e se aposentou em 2003.

Por meio de nota, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Des. Hilo de Almeida Sousa, e o Des. Olímpio José Passos Galvão, Corregedor-geral da Justiça do Piauí, manifestaram pesar pelo falecimento do magistrado.

Desembargador João Menezes Silva | FOTO: Reprodução

"Magistrado dedicado e íntegro, atuou em comarcas do interior e na capital com zelo e correção. Ex-presidente do TJ-PI, deixa importante legado para o desenvolvimento do Poder Judiciário piauiense", diz um trecho do nota. Confira a Nota de Pesar na íntegra no final da matéria.

Vasto currículo de serviços prestados no Piauí

João Menezes nasceu em São Raimundo Nonato (PI), a 07 de novembro de 1933. Filho de Jessé Piauilino da Silva e Maria Antunes de Menezes. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí na turma de 1962.

Aprovado em concurso público de provas e títulos, deu início à sua carreira de Magistrado em 1970, quando foi nomeado Juiz de Direito do Município de Elesbão Veloso. De lá, serviu nas Comarcas de Jaicós, Oeiras, Picos e Teresina. Na capital, assumiu a 3ª Vara da Assistência Judiciária e a Vara da Família. Promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí em 24 de outubro de 1992, integrando também a Câmara Criminal Especializada. Foi eleito Presidente daquela Egrégia Corte para o biênio 2002-2004.

Foi Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Corregedor Regional Eleitoral e Presidente do Tribunal Eleitoral do Piauí.

Patrono do Fórum da Comarca de São Raimundo Nonato, foi Presidente por duas vezes do Tribunal Judiciário Maçônico da Grande Loja do Piauí e Presidente do Supremo Tribunal Maçônico. 

Ao longo da vida, recebeu várias honrarias e homenagens. Recebeu o título de Comendador da Batalha do Jenipapo e a Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo, outorgado pelo Município de Campo Maior (PI); foi diplomado no Grau Grande Oficial da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, homenageado com a Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva, no Grau de Oficial. Recebeu o Diploma do Mérito Judiciário pelo Tribunal d Justiça do Estado do Piauí, por relevante serviço em favor do Poder Judiciário do Estado e Medalha do Mérito Judiciário Coelho Rodrigues, outorgada pela AMAPI.

Nota de Pesar do TJPI

Com profundo pesar, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e a Corregedoria Geral da Justiça lamentam o falecimento do desembargador aposentado João Menezes Silva, neste sábado (11).

Magistrado dedicado e íntegro, atuou em comarcas do interior e na capital com zelo e correção. Ex-presidente do TJ-PI, deixa importante legado para o desenvolvimento do Poder Judiciário piauiense.

Que Deus possa confortar seus familiares e amigos nesse momento de imensa dor, em especial, sua esposa Socorro Menezes e os filhos Lourenço, Carlos Olivio e Simone.

Des. Hilo de Almeida Sousa

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí

Des. Olímpio José Passos Galvão

Corregedor-geral da Justiça do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES