Exames de tomografia podem ajudar na sobrevida de pacientes com câncer

Exames de tomografia podem ajudar na sobrevida de pacientes com câncer

O uso da Tomografia Computadorizada (TC) helicoidal de baixa dose está associado a uma redução de cerca de 20% nos índices de mortalidade

Os exames por imagem não são apenas imprescindíveis para o diagnóstico inicial de doenças graves, como o câncer. O acompanhamento do problema através de exames constantes é essencial para ajudar a reduzir os índices de mortalidade.

De acordo com o doutor em Radiologia e professor da Ufpi, Gérson Prado, doenças como o câncer de pulmão em fumantes e ex-fumantes podem ser melhor rastreadas com equipamentos modernos de diagnóstico por imagem. E o melhor, o número de mortes pode ser reduzida. Segundo ele, o uso da Tomografia Computadorizada (TC) helicoidal de baixa dose está associado a uma redução de cerca de 20% nos índices de mortalidade em indivíduos fumantes crônicos ou ex fumantes crônicos, se comparado com exames de Raio X simples do tórax.

Os dados foram mostrados pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA em um anúncio feito no início deste mês de novembro. Compraram de uma forma convincente a redução nos índices de mortalidade graças ao acompanhamento tomográfico.

Ainda de acordo com o doutor Gérson Prado, o estágio clínico da doença no momento do diagnóstico é o fator determinante na sobrevida após a terapia instituída para o câncer de pulmão. ?Desta forma, sempre houve interesse em uma modalidade de rastreamento que pudesse atender os dilemas relacionados ao diagnóstico precoce dessa doença. Portanto, a tomografia computadorizada Helicoidal de baixa dose tem se mostrado promissora. Bastava apenas comprovação científica?, comemora.

A pesquisa realizada nos EUA recrutou cerca de 53.454 pessoas em 33 localidades através do país, entre setembro de 2002 e julho de 2007. Foram recrutados pessoas de 55 a 74 anos, fumantes crônicos ou ex-fumantes crônicos, que pararam de fumar em até 15 anos da pesquisa e que tiveram história de tabagismo por no mínimo 30 anos.

Os pesquisadores realizaram 76.136 Tomografias Computadorizadas e observaram cerca de 24.2% de casos positivos para câncer, comparados com 6.9% apenas em 73.499 exames de Raio X simples realizados concomitantemente.

Uma análise final detalhada nas estatísticas, realizada em outubro de 2010 , demonstrou cerca de 354 mortes no grupo de pacientes que realizou TC, contra 442 mortes no grupao de Raio X. A taxa específica de mortalidade para os pacientes que realizaram TC foi de 245 para cada 100.000, comparada com 308.3 para cada 100.000 pessoas que realizaram apenas Raio X simples, ou seja, uma redução de 20.3% na mortalidade pelo câncer de pulmão.

De acordo com a pesquisa, a tomografia também estava associada com uma redução de cerca de 6.9% de redução nas mortes por outras causas. Segundo Dr. Gérson Prado, os resultados desse trabalho significam que além de diagnosticar precocemente o câncer de pulmão, a Tomografia pode antever outras possíveis causas de morte, sem nem mesmo o paciente apresentar queixas específicas.

?O Piauí conta com um dos melhores parques de equipamentos médicos do Norte\ Nordeste do Brasil, capital e interior, inclusive equipamentos de Tomografia Computadorizada. Teresina possui ainda o único equipamento de Tomografia Computadorizada Multislice de 64 canais do Meio-Norte do Brasil, capaz de detectar lesões pulmonares e em outros segmentos do corpo, mesmo em dimensões milimétricas. Portanto, o resultado da pesquisa nos deixa ainda mais empolgados em salvar mais pacientes?, acrescenta o Dr. Gérson Prado.

O único problema ainda existente no tocante a esses diagnósticos e acompanhamento é o custo elevado dos exames. ?A perspectiva que se tem é que a população em geral possa ter acesso a esse exame e esses equipamentos, já que as máquinas e os preços dos mesmos vêm se popularizando. Ainda assim, as entidades médicas e instituições governamentais devem ratificar os resultados desse trabalho, tornando-os disponíveis na prática médica corrente. De qualquer forma, o Piauí já está preparado para isso?.

Fonte: Divulgação