Expansão da UAB no Piauí é meta do Governo do Estado

O programa implantado em 2008 está em fase de expansão. Atualmente, 14 novos polos passam por estruturação para serem implantados ainda este ano.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Expansão da UAB no Piauí é meta do Governo do Estado01/05/2015 por Michele FurtadoCom 36 polos de apoio presencial, 26 núcleos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em funcionamento e 30 em fase final de acabamento em diversos municípios piauienses, o Governo do Estado descentraliza e universaliza o ensino superior no Piauí.

O programa implantado em 2008 está em fase de expansão. Atualmente, 14 novos polos passam por estruturação para serem implantados ainda este ano. De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Alberto, o programa foi implantado e já está funcionando em 36 municípios piauienses com laboratórios de informática e bibliotecas equipadas para assegurar ensino de superior qualidade. ?Até o fim do ano, atingiremos 144 cidades que sediarão polos ou núcleos da UAB e facilitarão o acesso ao ensino superior por parte das pessoas que residem no interior do Estado?, ressalta o superintendente.

Carlos Aberto afirma ainda que está sendo feita uma avaliação das condições de infraestrutura e funcionamento dos polos. "Hoje temos na rede mais de 20 mil alunos e estamos fazendo uma avaliação da oferta para melhorar as condições dos polos. Também estamos implementando novas ofertas para 2015, de maneira a atender as regiões onde os polos estão situados. A Seduc segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior e com o apoio da sociedade continuaremos a ter resultados positivos", declara.

Uma novidade para este ano é que os municípios de Itainópolis, Palmeirais, Altos e Santa Cruz serão contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta.

Universidade Aberta

A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros, que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se dos meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.

Estrutura

Nesses polos foram construídos laboratórios de ensino e pesquisa, de informática, bibliotecas, salas de tutoria, salas de aulas presenciais, secretarias e coordenações, bem como instalados recursos tecnológicos necessários ao funcionamento de cada um dos cursos ofertados. Os parceiros UFPI, Uespi e IFPI oferecem professores, tutores a distância e tutores presenciais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES