Exposição com arqueologia da Serra da Capivara é aberta no Rio

Mostra é uma parceria do Sebrae, Governo do Estado, Iphan e Fumdham

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma exposição inédita começou na terça-feira (3), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro, e ficará por três meses aberta ao público, demostrando um pouco do impressionante universo da arqueologia, revelando a beleza e o mistério da unidade de conservação arqueológica considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, que é a Serra da Capivara, no Piauí. O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho prestigiaram a abertura da exposição “Serra da Capivara – Homem e Terra”, que tem a curadoria de Renato Imbroisi, designer de artesanato e tecelão.

Para Wellington Dias, a exposição é uma oportunidade de despertar a atenção de quem não conhece essa joia preciosa que é Serra da Capivara aumentando o interesse de turistas e também de estudiosos do Brasil, e do mundo. “É um momento em que a Serra da Capivara é estudada, é olhada. A serra modifica a própria história da humanidade. Antes, a história contava que o homem havia chegado à América pelo Estreito de Bering, e hoje estudos coordenados pela arqueóloga Niede Guidon comprovam que a presença mais antiga do homem nas Américas é nessa região de São Raimundo Nonato. Isso muda profundamente a história. Sendo essa exposição um momento grande, muito significativo, em que vamos ter mais pessoas conhecendo sobre a Serra da Capivara e despertando o interesse de ir lá conhecer”, comemora Dias.

A exposição é uma parceria entre o Sebrae, Governo do Estado, Iphan e Fumdham, na qual reúne peças de cerâmica produzidas por 32 mestres ceramistas, além de raras obras pré-históricas do acervo do Museu do Homem Americano, no Piauí, e por meio tecnológicos os visitantes podem conhecer, por projeção, imagens do local onde estão instalados 1.200 sítios arqueológicos e também interagir em uma mesa digital, simulando a escavação de um sítio arqueológico na busca de vestígios dos primeiros homens que viveram no continente americano. A exposição é dividida em Sala da Arqueologia, Sala Inscrições Rupestres, Sala Mestres Ceramistas e Sala Oficina.

Margarete Coelho disse que o sentimento é de alegria e gratidão em ver a Serra da Capivara sendo mostrada para o Brasil e para o mundo, no Rio de Janeiro. “Eu sempre tive o sonho de ver a Serra da Capivara sendo mostrada para o Brasil e para o mundo. Para mim, hoje é a parte da realização de um sonho. Estamos muito bem representados, lindamente, condignamente com o trabalho das pessoas que estão aqui. As pessoas vieram para ver e se emocionar”, disse vice-governadora.

O governador enfatizou que o estado está se organizando para receber as novas demandas de visitantes e que recentemente teve uma reunião com a direção da CVC e o senador Ciro Nogueira, para tratarem de estratégias para a região como um destino turístico. “Nós temos um excelente equipamento que é o aeroporto de São Raimundo Nonato, museu e parques estruturados, a cerâmica, a cultura dos vaqueiros e dos sertanejos, uma excelente gastronomia, a maior e mais completa biblioteca pré-histórica do planeta. Temos um grande potencial turístico, tanto para o turismo de aventura, quanto para o turismo cientifico”, disse Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES