Falta de sinalização causa transtornos na Avenida Duque de Caxias

Os ciclistas não usam as ciclovias que têm na Duque de Caxias

A Avenida Duque de Caxias, zona Norte de Teresina, é considerada uma das vias mais perigosas da capital. Isso porque, além de ser bastante movimentada, falta fiscalização e sinalização, vertical e horizontal, em todo o percurso. Além disso, os ciclistas insistem em não utilizar as ciclovias presentes na via.

Quanto a sinalização, o trecho com mais reclamações é a bifurcação da via, em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças. “Aqui não dá para saber de quem é a preferencial. Tanto de quem vem da Embrapa, quanto de quem está vindo pela Avenida Duque de Caxias. Aqui nós já tivemos dois acidentes com mortes, fora as colisões que sempre acontecem aqui no final de semana”, afirma Carlos Alberto, dono de uma borracharia.

Quem também reclama da sinalização são os motoristas de ônibus que têm parada final na praça da Igreja. “A situação da Avenida Duque de Caxias é muito ruim. Toda a sinalização sumiu. As faixas de pedestre, por exemplo, não existem mais. Também faltam sinais de ‘Pare’”, afirma Raimundo Rodrigues.

Image title

Outro motorista que reclama é Francisco Pereira. “Além da falta de sinalização, os ciclistas não usam as ciclovias que têm na Duque de Caxias, não. Eles ignoram a existência dela e andam no meio dos carros. E se tiver acidente, a culpa é do motorista”, reclama.

E os ciclistas ignoram mesmo a indicação fixada no canteiro central da Avenida Duque de Caxias. A reportagem flagrou vários ciclistas disputando lugar com os carros na pista. A via, que é de 60 km/h, constantemente apresenta acidentes envolvendo carros e ciclistas em razão da má conduta.

Strans promete melhorias para este semestre

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) garante que estas reclamações serão sanadas em breve, pois mudanças no trânsito daquela área já estão em fase de licitação. No que diz respeito à Avenida Duque de Caxias, será implantado um novos corredor de ônibus e toda a sinalização vertical e horizontal será reparada.

“Isso já está em fase de licitação. O corredor de ônibus será implantado do lado esquerdo da Duque de Caxias, e com isso serão feitas várias intervenções nesta via. Essas intervenções incluirão a readequação de toda a sinalização da avenida”, garante José Falcão, diretor de trânsito diário da Strans.

Image title


Quanto à bifurcação da Avenida Duque de Caxias , ele diz que o problema não é novo. “Ali vamos fazer uma renovação da sinalização, que tinha e foi desgastada com o tempo. Logo ela será renovada por nossa equipe”, explica o diretor.

Além de renovar a sinalização existente na bifurcação da Duque de Caxias, será implementado um semáforo no cruzamento desta via com a Avenida Prefeito Freitas Neto. Desta forma, o trânsito ganhará agilidade. Também será implantada mais uma faixa de pedestre na avenida, localizado próximo a um supermercado da região.

Fonte: Lindalva Miranda e Lucrécio Arrais