Falta punição: Violência sexual aumenta 840%

Falta punição: Violência sexual aumenta 840%

E essa triste realidade, que não é tão distante dos nossos lares, está aumentando a cada ano.

Transformando o que deveria ser amor em agressão, a violência sexual é uma das piores situações pela qual a mulher pode passar. E essa triste realidade, que não é tão distante dos nossos lares, está aumentando a cada ano.

Os números do Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual (Samvvis) mostram que, em 2004, 44 mulheres procuraram assistência. Em 2005, esse número subiu mais de 500% e, cinco anos depois, foram registrados 408 atendimentos. Isso significa que de 2004 para 2010, o número de mulheres vítimas de violência sexual foi 10 vezes maior.

Segundo a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Raimunda Pinheiro, o aumento na incidência desse crime pode ser reflexo da falta de punição para os agressores. ?Existe certo descaso da Justiça e as próprias delegacias não tomam as devidas providências, que precisam ser rápidas para evitar novas agressões?, afirma Raimunda.

O que também assusta, além do gráfico ascendente da violência, é a faixa etária das vítimas. No ano passado, segundo dados do Samvvis, 23% dos atendimentos envolviam crianças com 9 anos ou menos, enquanto 61% tinham entre 10 e 19 anos.

O levantamento mostra ainda que 80% dos agressores são conhecidos e até mesmo da própria família das vítimas. Desse total, 16% é pai ou padrasto. Prova disso é que 37% dos casos de violência acontecem na residência da mulher, 24% na casa do agressor e apenas 19% em via pública.

Fonte: Nayara Felizardo