Faxina nos Bairros acontece na Vila e Loteamento Mocambinho

A 23ª edição será realizada neste sábado a partir das 8h

Amanhã (11) é mais um dia de Faxina nos Bairros. Em sua 23ª edição, a atividade chega à zona Norte, percorrendo os bairros Vila Mocambinho II e Loteamento Mocambinho, a partir das oito da manhã, com ponto de partida na Igreja de São José.

 A ação é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte. O objetivo é combater o Aedes aegypti – transmissor da zika, dengue e chikungunya – por meio do recolhimento de lixo doméstico e atividades educativas com a comunidade.

A Faxina nos Bairros já recolheu 3856 toneladas de lixo em 22 edições, que ocorrem todos os sábados desde o fim do ano passado. “Durante a semana, os agentes de saúde percorrem as ruas orientando a população para deixar na calçada todo o material inservível, inclusive aqueles que não são recolhidos pela coleta de rotina, como móveis e outros de grande porte”, explica o presidente da FMS, Francisco Pádua. “No sábado, as equipes de limpeza percorrem os quadrantes recolhendo todo o lixo da população”, diz ele.

O trabalho é complementado com a ação dos agentes de endemias e veterinários da Gerência de Zoonoses da FMS, que promovem ações educativas e orientam os moradores das regiões contempladas. “A população tem se mostrado colaborativa em nossas ações, e graças a isso conseguimos diminuir consideravelmente os casos de dengue em comparação ao ano passado”, conta Francisco Pádua. “Entretanto, enquanto ainda houver casos de crianças com microcefalia relacionada ao zika vírus, nós não iremos descansar”, afirma o presidente.

“A única forma de diminuirmos os casos de dengue, zika e chikungunya é eliminando os focos do mosquito. Todos precisam ficar atentos para não manterem em suas residências, locais de trabalho ou estudo lugares que possam a vir se tornarem criadouros do Aedes”, disse o prefeito Firmino Filho.

Fonte: Portal MN