Faxina nos Bairros completa 20 edições neste sábado (21)

Ação visa combater o mosquito causador da zika

Com o principal objetivo de prevenir e retirar da cidade focos do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Teresina realiza amanhã, 21, a Operação “Faxina nos Bairros”, que completa sua 20ª edição. Em 19 etapas da ação já foram recolhidas 3.550 toneladas de lixo da cidade.

Os bairros Jardim Europa (Sudeste) Piçarreira (Leste), Angelim (Sul) e Loteamento Leonel Brizola (Norte), além  do povoado rural norte Dois Irmãos serão faxinados neste sábado. 

“Nosso trabalho continuará intenso e permanente. A única forma de diminuirmos os casos de dengue, zika e chikungunya é eliminando os focos do mosquito. Contamos com a parceria da população para isso. Todos precisam ficar atentos para não manterem em suas residências, locais de trabalho ou estudo lugares que possam a vir se tornarem criadouros do Aedes”, diz Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), órgão responsável pela execução da parte de educação em saúde da “Faxina”.

Os órgãos responsáveis pela execução de limpeza da operação são as Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). Ao todo, 80 bairros da capital já foram limpos e tiveram entulhos e possíveis focos do Aedes aegypti retirados das residências, além de oito localidades da zona rural de Teresina, que também foram faxinadas. 

“A população é nossa parceira, pois precisa retirar dos quintais todo aquele material que não serve mais e que pode acumular água e colocar nas calçadas para que possamos recolher”, afirma Francisco Pádua.

Fonte: Portal MN