Faxina nos Bairros contará com programação lúdica neste sábado (23)

Nas últimas 5 operações da faxina já foram recolhidas 1.074 ton.

O Parque Lagoas do Norte será o ponto de concentração da sexta operação do Faxina nos Bairros neste sábado, 23 de janeiro, onde também haverá uma colônia de férias para as crianças da região. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDUs) iniciarão a limpeza a partir das 8h.

Neste sábado, além do serviço das equipes de limpeza, haverá uma programação lúdica organizada pela coordenação do Parque Lagoas do Norte, onde haverá a chegada simbólica do mosquito Aedes aegypti. “Nós vamos encenar a história do Aedes aegypti. A colônia de férias vai ser oficialmente aberta com a chegada do mosquito, que virá atravessando a lagoa de canoa. Isso simboliza a sua chegada ao Brasil, e, a partir daí, o nosso desafio vai ser eliminá-lo. Por isso, a ação vai contar com um trabalho socioeducativo para mudar o comportamento das crianças e transformá-las em agentes ativos no combate ao mosquito”, conta o gerente do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes.

Na região do Lagoas do Norte estarão trabalhando cerca de 45 homens das equipes de limpeza da SDU Centro Norte, que percorrerão as  Vilas Bom Jesus, Santo Afonso, além dos conjuntos Cíntia Portela e Lagoa Azul. Ainda na zona Norte, o bairro Morro da Esperança também será contemplado com a faxina. O serviço começará pela avenida Alameda Parnaíba em direção à avenida Petrônio Portella, passando pela Marechal Castelo Branco e Duque de Caxias, além da Avenida Pernambuco e ruas  Santa Isabel, Lili Lopes, Profa Lídia Cunha, Milcíades Lopes, 11 de Agosto, São Luís, José Soares Ferry, 1° de Maio, Mte Antonio Marvão e Alex Diniz.

As equipes da FMS e SDUs estarão também neste sábado nos bairros Distrito Industrial (zona Sul), Uruguai (zona Leste) e Renascença II (zona Sudeste). No Distrito Industrial serão percorridas as ruas A, B, C, D e E. No Renascença inicia no quadrante que abrange a Avenida Noé Mendes, até linha férrea; Avenida da Glória até a linha férrea, antes da Rua 13, Vila Parque do Sol, Vila Parque Progresso, Janete Moraes, Vila Padre Luis, Redonda, Sol Nascente e Vila Paris. Já na zona Leste, no Uruguai, o percurso da faxina será pelas ruas São Leonardo, Julieta Neiva Nunes, Noé Fortes, Vitorino Ortigues Fernandes, Pindorama, 34, 36, 38, e 40.

“No dia da faxina, será recolhido todo o lixo residencial depositado nas calçadas. Nesse momento, é importante que a população atente para o descarte dos inservíveis que possam se transformar em morada do mosquito, tais como, sofá velho, colchão, vaso sanitário, geladeira, dentre outros. A Prefeitura de Teresina está empenhada em acabar com o Aedes aegypti e evitar a proliferação das doenças transmitidas por ele como a dengue, zika, chikungunya, bem como as consequências como a microcefalia em bebês, daí a importância de mantermos nossa cidade limpa e saudável”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Um total de 20 bairros já foi contemplado com Operação Faxina nos Bairros, que iniciou em dezembro do ano passado. Nas últimas cinco operações da faxina já foram recolhidas 1.074 toneladas de lixo.

 

Fonte: Com informações da Assessoria