Fazenda da Paz fortalece os projetos para o ano de 2014

No ano em que comemora 20 anos de existência, a Fazenda da Paz, entidade que atua no tratamento de dependentes químicos, tem uma agenda cheia

Para a Fazenda da Paz o ano de 2014 é especialmente importante, pois é onde uma das mais importantes instituições terapêuticas do Piauí completa 20 anos de fundação. De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, a comunidade vai passar este ano marcada por uma grande evolução no que diz respeito à internação, formação, reinserção e tratamento de dependentes químicos. ?É uma entidade sem fins lucrativos reconhecida pelo Estado como um dos melhores aparelhos neste sentido em todo o Brasil?.

Célio Barbosa ressalta que dentro da evolução positiva, a Fazenda da Paz coleciona novos e revolucionários projetos voltados para as pessoas atendidas pela instituição. Dentre eles está o projeto ?Bola pra Frente?, que atua na formação humana de 20 adolescentes entre 12 e 18 anos. O futebol utilizado como ferramenta de formação tem demonstrados bons resultados dentro da ressocialização dos garotos.

?Para oferecer um suporte completo a esse público, contamos com uma equipe multidisciplinar composta por conselheiro, educador físico, psicólogo e assistente social que fazem o acompanhamento frequente?, disse o coordenador.

A Fazenda da Paz também atua na formação profissional das pessoas atendidas, com o curso de formação de Aconselhadores em Dependência Química, realizado pelo Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através do Colégio Agrícola. Após seis meses de curso, 20 aconselhadores se formaram neste mês de fevereiro e já estão habilitados para atuarem em qualquer clínica ou comunidade terapêutica.

?Mais Saber? - oportunidade que leva à conquista da profissão desejada.

Visando a preparação desses jovens para a desejada aprovação no Enem, a Fazenda da Paz também garantiu que muitos deles alcançassem boa pontuação no ultimo Enem, realizado em 2013. O programa ?Mais Saber? teve um ano de aulas, com 20 alunos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação ? Seduc. Um deles, Carlos Eduardo Costa, 23 anos, conseguiu aprovação e bolsa de estudos para o curso de Direito em uma faculdade.

O jovem escolheu o curso de Direito por ser um grande sonho que ele carregou desde a infância. Em 2012, aos 21 anos, retomou os estudos parados na sétima série e em 2013 conseguiu a aprovação.

?Eu tenho interesse no Direito desde pequeno e cresceu quando, aos 14 anos, trabalhei em um escritório de advocacia. Mas foi com o apoio, incentivo e projetos da Fazenda da Paz que eu consegui alcançar o meu objetivo com uma excelente pontuação no Enem?, disse o jovem que deseja seguir carreira policial.

Preparatório para um ano em parceria com Seduc, o Enem. Cerca de 20 pessoas participaram do preparatório durante o ano de 2013, o primeiro de funcionamento. A ideia já rendeu bons resultado., foi o primeiro aprovado no Enem.

Fonte: Samira Ramalho