Fazenda da Paz: Obras da unidade feminina começam nesta segunda

O espaço atenderá somente mulheres e no início capacidade será 22

A construção da unidade feminina da Fazenda da Paz, localizada no povoado Canaã, zona rural de Teresina, começa na segunda-feira (22). O espaço para atendimento exclusivo das mulheres terá, no início, capacidade para acolher 22 mulheres, sendo duas delas coordenadoras.

A primeira etapa do projeto deve ficar pronta em 3 meses, é o que garante o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa. “Vamos dar início a obra, pois a cada dia que passa somos mais procurados na questão do gênero feminino. Estamos aproveitando a oportunidade junto ao projeto Monte Sinai, que foi idealizado para construir ações, para começar a construção dessa unidade”, comenta.

Célio Barbosa
Célio Barbosa

Com os resultados das ações de duas semanas do Monte Sinai, a obra será iniciada com a remodulação da casa. “Se Deus quiser já estaremos com a energia ligada, poço tubular funcionando e a obra em andamento nesta semana”, afirma Célio.

Além disso, duas oficinas já estão certas para serem realizadas na nova unidade. “Temos uma grande preocupação com a reinserção dessas mulheres na sociedade, por isso já estão asseguradas as oficinas de corte e costura e de plantas ornamentais tropicais”, coloca.


Unidade terá capacidade para 60 pacientes

Terminada esta primeira etapa, a Fazenda da Paz deve partir, junto com a Codevasf e a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Desenvolvimento Rural (SDR), para a casa definitiva. Pronta, ela terá capacidade para 60 pacientes e contará com o apoio de 20 profissionais multidisciplinares, entre médicos, psicólogos e assistentes sociais.

Unidade feminina será semelhante às unidades já existentes
Unidade feminina será semelhante às unidades já existentes

“O grande projeto deve sair do papel depois do mês de novembro e contará com uma maternidade. Teremos 40 mulheres que não estão grávidas ou amamentando e 20 que estão neste grupo. Não vamos separar as mães dos seus filhos”, finaliza. Iniciada a obra definitiva, a previsão para conclusão é de 1 ano.


Repórter: Aline Damasceno

Fonte: Aline Damasceno