Fé leva 4 mil fiéis para santuário em Santa Cruz dos Milagres

O evento consagra os 300 anos do aparecimento da imagem

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senhor Manoel Lopes não se incomodou com o sol escaldante de Santa Cruz dos Milagres. Católico fervoroso, o agricultor estava tomado pela emoção de ter, pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora Aparecida perto dele. “Eu sempre sonhei com isso porque Maria representa muito para mim”, disse.

O Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 140 quilômetros de Teresina, atraiu mais fiéis do que o normal neste domingo (4). O motivo foi a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que desde o dia 1º de outubro está no Piauí. Pelo menos quatro mil pessoas participaram do momento de fé, segundo estimativas da Casa Paroquial.

Santa Cruz dos Milagres foi a quinta cidade piauiense que recebeu a Rota 300 da Caravana “Mãe de Deus”. O evento consagra os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Idosos, crianças, adultos e adolescentes. Devotos de todas as idades fizeram súplicas e agradeceram as graças alcançadas diante da “discípula perfeita”.

É o caso da dona de casa Maria Lindalva Freires. Desde 1962 ela é devota de Nossa Senhora Aparecida. “Sou muito abençoada. Toda noite rezo o terço e sempre que peço alguma coisa, minha santa me atende”, conta. Essa foi a quarta vez que a fiel conseguiu tocar na imagem peregrina. “Sempre é uma emoção diferente”, relata Maria Lindalva.

Quase todo devoto da santa tem uma espécie de “milagre” atendido por ela. Irene Avelino levou a família completa, cerca de 20 pessoas, da cidade de Esperantina para Santa Cruz dos Milagres a fim de cumprir uma promessa à Nossa Senhora Aparecida. Ela afirma que sua mãe estava doente e conseguiu se curar graças à padroeira do Brasil.

“Minha mãe tinha diabetes e desenvolveu um problema na perna. Graças à fé que nós temos em Nossa Senhora Aparecida, ela ficou boa”, conta Irene Avelino. Apesar de Santa Cruz dos Milagres ser consagrada como a cidade mais católica do Piauí, o prefeito do município, Neto Minervino, considera que a visita da imagem incrementa o catolicismo na região. Para o gestor municipal, o momento é de “grande alegria”.

“Além de Santa Cruz, hoje temos na cidade a Nossa Senhora Aparecida. Nós estamos muito orgulhosos”, ressalta o prefeito. Após a celebração da missa presidida pelo padre Francisco Borges, organizador da Caravana Mãe de Deus, e do pároco local, a imagem da imaculada ficou no santuário até as 14h. Devotos puderam se aproximar da santa e fazer orações.

Depois de Santa Cruz dos Milagres, a peregrinação da caravana seguiu para o município de Monsenhor Gil, onde, sob muita emoção dos fiéis, uma missa campal foi realizada. A imagem de Nossa Senhora Aparecida veio diretamente do Santuário de Aparecida (SP) e fica no Piauí até o dia 12 de outubro, feriado nacional e Dia da Padroeira do Brasil.

Fora Monsenhor Gil e Santa Cruz dos Milagres, somente neste final de semana a Caravana Mãe Deus esteve em Água Branca, Barro Duro e Valença do Piauí. Hoje (5) a imagem será levada para União e depois Teresina, onde será realizada uma procissão fluvial às 17h30. A concentração da acolhida é no Encontro dos Rios, no Bairro Poty Velho, na zona Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES