Febre Oropouche se espalha pelo país, alerta Ministério da Saúde

O Brasil registrou mais de 5.000 casos de febre Oropouche, principalmente na região Norte, mas a doença está se espalhando pelo país.

Avalie a matéria:
Mosquitos são transmissores da febre Oropouche e população deve manter cuidados | Flávio Carvalho/WMP Brasil/Fiocruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil contabiliza, até agora, 5.102 de febre Oropouche, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde. O órgão alerta que a doença atingiu, principalmente os estados da região Norte, mas está se espalhando pelo país.

DOENÇA SE ESPALHA: Até o dia 15 de março deste ano, foram registrados 2.947 casos na Amazônia e 1.528 em Roraima, os demais casos foram registrados ou estão em investigação na Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

“Há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que houve um espalhamento”, alerta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

A secretária de Vigilância afirma que foram distribuídos a toda a rede de Laboratórios Centrais do país, testes para detectar a doença  e monitorando as ocorrências para, segundo ela, "entender melhor essa nova arbovirose”.

PÚBLICO ATINGIDO: A maioria dos casos de febre Oropouche no país foi diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 29 anos. As demais faixas etárias mais afetadas pela doença são 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.

TRANSMISSÃO: A transmissão da febre Oropouche é principalmente por mosquitos. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus se multiplica no mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela. Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença: silvestre e urbano.

PREVENÇÃO: A prevenção da febre do Oropouche envolve evitar a proliferação de criadouros de mosquitos e o contato com eles, principalmente em regiões de mata. O uso de roupas de mangas compridas e repelentes sobre as áreas expostas de pele é fundamental durante visitas a essas áreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES