Maior evento municipalista: Feira dos Municípios vai começar amanhã

Maior evento municipalista: Feira dos Municípios vai começar amanhã

Para o presidente da APPM a feira já é um marco na vida do Estado do Piauí.

A partir de amanhã (23), o maior evento municipalista do Estado chega à sua quinta edição. A Feira dos Municípios 2011 será realizada de 23 a 27 de novembro, na Arena Teresina Shopping, e vai contar com palestras, apresentações culturais, rodadas de negócios, shows musicais, barracas com comidas típicas, além, é claro, de divulgação das belezas dos municípios piauienses.

Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco Macêdo, a feira já é um marco na vida do Estado do Piauí, onde os municípios interagem e se congregam entre si e como um todo no Estado, proporcionando a troca de experiências.

O presidente explica que espera uma participação efetiva dos municípios, de empresas, dos governos federal e estadual. “Quero ratificar o convite aos prefeitos, mesmo aqueles que não têm estandes na feira, para se fazerem presentes tanto na abertura do evento, quanto nas palestras.

A feira contará com palestrantes de renome nacional, para tratar sobre temas relevantes para os municípios”, destaca. Nas palestras serão tratados temas diversos, mas com interesse direto para os municípios, como a importância da comunicação social para os municípios, com a jornalista Maia Veloso, e a transparência dos atos administrativos e a prestação de contas à comunidade, com o advogado José Inaldo de Oliveira e Silva.

Ainda de acordo com Francisco Macêdo, a Feira dos Municípios contará com a contribuição de órgãos importantes, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PI), que é uma das realizadoras do evento, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs), Ministério da Pesca e Aquicultura, além dos Governos estadual e federal.

O prefeito de Regeneração e presidente da Associação de Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (Ampar), Eduardo Carvalho, informa que a associação vai contar com estande para divulgar os potenciais dos municípios do médio Parnaíba.

Pelo menos R$ 5 mi em negócios serão feitos

O presidente da Associação de Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (Ampar), Eduardo Carvalho, acredita que a feira vai dar visibilidade aos municípios e oportunidade para apresentar suas potencialidades artísticas, turísticas e o agronegócio da microrregião.

Nesse sentido, Francisco Macêdo afirma que a 5ª edição da Feira terá como foco o empreendedorismo nos municípios.

“Vamos promover uma Feira dos Municípios diferente, com rodadas de negócios, participação de alguns ministérios e órgãos federais, além de uma Feira de Piscicultura, que é um grande potencial em alguns municípios do Piauí”.

Marisa Portela, uma das assessoras do evento, explica que a feira é uma oportunidade para a realização de negócios. “Estamos calculando que serão fechados pelo menos R$ 5 milhões em negócios durante a feira, mas esse valor pode ser muito maior, pois a procura ainda foi muito grande”.

Outros palestrantes do evento são o jornalista Paulo Henrique Amorim, que vai abordar o cenário político para as eleições 2012, a doutora Lícia Egger, que vai abordar o papel e a participação das primeiras- damas na municipalidade, e o doutor Benito Gama, que informará aos presentes sobre desenvolvimento econômico, tema que é preocupação de todos os gestores piauienses.

Fonte: Juarez Oliveira