Férias escolares iniciam com Zoobotânico lotado em Teresina

Alguns locais da cidade garantem o lazer para os pequenos

As férias do mês de julho são uma das épocas mais aguardadas por muitas crianças. Os pais, por outro lado, têm que buscar na criatividade opções ao mesmo tempo divertidas e seguras. Alguns locais da cidade garantem o lazer para os pequenos. Um deles é o Parque Zoobotânico, na zona Leste de Teresina.

Contando com mais de 20 recintos de animais, distribuídos nos 137 hectares, o Zoobotânico abriga passarelas, áreas de visitação e lanchonetes em toda extensão verde do parque. As crianças podem ver de perto os 190 animais de 70 espécies, como leões, hipopótamos, macacos e outros.

Por isso, a manhã do domingo foi marcada por muita diversão. Fernando Araújo, comerciante, levou todos os filhos para curtir o início das férias. "Ainda conseguimos presenciar a natureza. O Zoobotânico é um espaço coletivo onde levamos as crianças para muita animação. É muito gratificante", revela.

Além disso, os pais podem presenciar os animais de perto, como a espécie de uma cobra que foi retirada por funcionários do parque e exibida para o público. "Nossa filha ficou muito contente quando eles retiraram a cobra. Não ficamos apreensivos, pois sabemos que tudo é feito com segurança. Já em casa é mais difícil tentar entretê-la, porque ela gosta muito de brincar", afirma Veridiani e Fábio Oliveira, pais de Ana Júlia.

A pequena, no auge dos seus 4 anos, responde apressada o que mais gosta andando pelo parque. "Gosto das cobras, leão e macaco. Na verdade gosto de tudo e sempre quero ver os animais", diz.

As férias também são a época onde os pais ficam mais unidos. Márcia e Jefferson Marinho, pais de Artur, 3 anos, contam como aproveitam a diversão. "Tiramos o foco dos shoppings, e como não temos muito tempo durante a semana, aproveitamos o final de semana para ir a lugares diferentes", afirma Márcia.

Os pais também revelam que estão preparando uma colônia de férias para o filho. "Não será todos os dias da semana, mas os outros dias nós vamos sair. já fomos ao parque de diversão no início das férias e no shopping que têm uns brinquedos que ele gosta", pai.

No entanto, todos os pais confirmam que Teresina ainda carece de lugares para o lazer dos filhos. Veridiani conta as principais dificuldades. "As vezes ficamos sem opção por conta da falta de lugar. Por isso, aproveitamos o que a cidade tem de melhor", finaliza. Outro ponto de lazer, o Parque Potycabana, conta com áreas para a práticas esportivas.

O Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), divulga, nos próximos dias, a programação específica de férias para as crianças.

Lembrando que todas as atividades desenvolvidas serão gratuitas. Já o Parque Zoobotânico fica aberto a partir das 8h. Crianças pagam R$ 1,00 e adultos R$ 2,00. A sede fica localizada na Rodovia PI-112, zona Nordeste de Teresina.

Fonte: Pollyana Carvalho e Daniely Viana