Firmino Filho entrega nova UBS à comunidade do Vale do Gavião

A UBS foi inaugurada nesta sexta-feira

Nova Unidade de Saúde do Vale do Gavião é entregue à comunidade

O prefeito de Teresina, Firmino Filho inaugurou nesta sexta-feira (14) a nova Unidade Basíca de Saúde Dr. Henrique Melo Castelo Branco, na região do Vale do Gavião, zona leste.

Durante a entrega, o prefeito destacou o avanço significativo no acesso à atenção básica da cidade. Com essa entrega Teresina passa a contar com 90 Unidades Básicas de Saúde. “A construção da saúde pública é uma prioridade, e a atenção básica é estruturante para a sua construção”, enfatizou Firmino Filho garantindo que até o final da gestão serão 71 unidades, construídas, rformas e ampliadas.

A construção da nova UBS custou R$ 424.311,26. Ela é composta por cinco consultórios médicos, três consultórios odontológicos, um escovódromo, farmácia, sala de procedimentos, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta, sala de marcação de consultas, espaço para espera, sala de reuniões, sala de expurgo, sala de esterilização, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e banheiros de uso geral.

A UBS tem três Equipes de Saúde da Família e atenderá uma média de 12 mil pessoas da região do Vale do Gavião, composta pelos bairros Zequinha Freire, Sigefredo Pacheco I e II, Wilson Martins, Mirian Pacheco, Jardim Uruguai e Loteamento Vida Viva. Segundo a coordenadora da UBS, Kátia Dantas, o funcionamento já se inicia na próxima segunda-feira (17). “Esta é uma obra que a população esperava bastante, e não apenas a estrutura, como as equipes estão prontas para prestar um bom atendimento”, afirma.

E o trabalho de uma UBS não se resume ao atendimento médico: são realizadas ainda atividades preventivas, educativas e de promoção de saúde.  O diretor Regional de Saúde Leste/Sudeste da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ribamar Santos , lembrou deste papel do serviço de saúde e convocou a população a colaborar, por meio da participação ativa nestas ações. “A UBS deve ser viva, precisa da participação de todos para seu bom funcionamento. Por isso, chamamos a comunidade a fazer parte dela”, disse.

 Maria de Lourdes, 32 anos, é mãe da pequena Estefany, de 4 anos, que estuda no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria do Amparo Ferreira de Alencar, que fica ao lado da nova UBS e será uma das beneficiadas com a nova Unidade de Saúde. “Agora ficará muito mais fácil para levar minha filha para vacinar, pois a sala de vacina é praticamente dentro da escola”, diz ela, completando que agora também ficará melhor fazer o acompanhamento das condicionalidades em saúde impostas para manter a participação no programa social Bolsa Família, realizado na UBS.

 De acordo com Luciano Nunes, presidente da Fundação Municipal de Saúde, a capital tem recebido investimentos significativos em saúde. “Queremos prestar um atendimento cada vez melhor à nossa população e oferecer uma saúde de qualidade. Portanto, estamos avançando na construção de novas Unidades Básica de Saúde, em reformas e fortalecendo a atenção básica em saúde no município de Teresina. A Unidade do Vale do Gavião irá gerar um impacto bastante positivo nesta região, ampliando o acesso à atenção básica de saúde”, afirma


Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: FMS