FMS realiza primeira Faxina nos Bairros de 2019 neste sábado

Mutirão de limpeza percorrerá zona Norte e Sudeste.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Faxina nos Bairros, operação de limpeza e saúde inicia suas atividades de 2019 visitando os bairros Acarape e Parque Ideal, nas zonas norte e sudeste da capital. O objetivo da ação, que acontece amanhã (05) a partir das 8h, é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A organização da Faxina está a cargo da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. “Nosso objetivo é percorrer bairros em todas as zonas da cidade recolhendo aquele lixo das residências que não eram recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral que pudessem se tornar foco para proliferação do Aedes”, explica Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da capital.

Para isso, os gestores contam com a parceria da população, que durante a semana é orientada pelos agentes de saúde a fazer a limpeza em suas próprias casas e depositar o lixo no sábado para a coleta. Neste dia ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito.

Na zona Sudeste, as equipes se encontram na praça do Residencial Dom Helder e de lá percorrem o quadrante formado pela Avenida Joaquim Nelson, Ferrovia da RFSA e as ruas Desembargador Antônio Santana, Francisco de Sousa Martins. Já na zona Norte, o ponto de encontro será na Praça do Gari, que fica na rua Minas Gerais, e o quadrante percorrido será o formado pelas ruas Minas Gerais, Bernardo Melo, Paraná e Espírito Santo, que corresponde aos quarteirões 30 a 35, e mais o 38 e 39.

A Faxina nos Bairros acontece desde dezembro de 2015, com 116 edições, e retirou da cidade até o momento 9.434 toneladas de lixo, incrementando as ações de controle vetorial da FMS e contribuindo para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES