Fortes chuvas causam estragos em bairros da zona Norte de Teresina

Na Avenida Duque de Caxias, na zona Norte da capital, uma árvore caiu no meio da pista e deixou a via interditada metade do dia

Quem teve que passar pela Avenida Duque de Caxias, bairro Primavera, zona Norte de Teresina, deparou-se na manhã de segunda-feira (04) com uma árvore de Jatobá oriunda do Parque da Cidade no meio da pista. Isso ocorreu devido as fortes chuvas ocorridas na madrugada do mesmo dia.

A queda da árvore, além de ter derrubado o muro da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, que fica ao lado do Parque da Cidade, ocorreu quebra de fios de energia elétrica. Durante a remoção da árvore, dois dos equipamentos de trabalho da equipe da SDU Centro Norte foram quebrados: uma serra elétrica e um facão.

De acordo com Esaú Pereira, gerente de Serviços Urbanos da SDU/Centro Norte, o incidente não causou prejuízos físicos nem materiais à população que mora na avenida, só a interdição da via, por conta da árvore.

“Não houve, graças a Deus, nenhum dano físico e nem material à população. Isso é que importa. Só a via interditada, temporariamente, sem grandes transtornos.

A gente está realizando o trabalho desde as cinco da manhã.

Estamos ainda tomando medidas preventivas na Avenida Duque de Caxias, podando e cortando algumas árvores, para que estas não venham a cair”, esclarece Esaú Pereira.

Segundo o gerente de Serviços Urbanos da SDU / Centro Norte, as atividades e os cuidados têm se intensificado com as fortes chuvas. “O incidente aconteceu de madrugada, a chuva com ventos muito fortes, inclusive demorada.

Foi inevitável, apesar de termos uma equipe de monitoramento o ano todo, nas ruas retirando as árvores mortas e secas e podando aquelas que a gente vê que há risco de queda”, pontua.

No local estavam presentes, além da SDU, equipes do Corpo de Bombeiros, Eletrobras e Strans, para que sejam solucionados os problemas causados pela chuva.

Além da queda da árvore na Avenida Duque de Caxias, foi possível verificar mais estragos com a forte chuva e ventania da madrugada da última segunda-feira, dentre eles, estão um outdoor que despencou próximo ao Parque da Cidade e quase atinge uma residência.

Mas quem teve mesmo prejuízo foram os proprietários de uma loja de calçados. O espaço sofreu um incêndio e teve grande parte dos produtos danificados. Segundo o Corpo de Bombeiros, possivelmente, tenha sido ocasionado por um curto-circuito, devido a oscilação de energia e sobrecarga.



Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele