Fotografada em bueiro, menina Maria ganha presentes, mas ainda passará Natal nas ruas

Maria conheceu o apartamento e ficou deslumbrada quando viu água saindo da torneira.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Natal de Maria, a menina de 6 anos fotografada banhando-se nas águas sujas de um bueiro no Centro da cidade, no início do mês, está sendo diferente dos anteriores: desde então, ganhou vários presentes, alguns de gente famosa, outros de pessoas que preferiram o anonimato, recebeu carinho e foi entrevistada em telejornais. Conheceu ainda Ana Maria Braga, ao participar do programa “Mais Você”, da TV Globo, encantou-se com o Louro José e ficou famosa no bairro onde mora, o Jardim Íris, em Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti. Porém, a noite de Natal de Maria será vivida da forma como está acostumada: nas ruas do Centro, acompanhando o pai, morador de rua, em busca de caridade natalina.

Nesta terça-feira, Maria estava radiante ao receber a equipe de reportagem do GLOBO na base do morro onde mora. Vestia sua roupa mais nova (camiseta branca, short e sandálias cor-de-rosa), que ganhou no domingo passado na Rua Uruguaiana, de uma mulher que distribui donativos no terceiro domingo de cada mês, contou a avó Raimunda Fernandes, de 66 anos.

— Você viu a minha sandália de saltinho? — perguntou Maria, vaidosa. — Nunca passei o Natal como costumam falar. Não sei como é. Vou passar o Natal com o meu pai. Ele está na rua. Vamos para o estacionamento.

Raimunda costuma ficar com o filho, José Roberto do Nascimento, de 37 anos, na noite de Natal. O estacionamento a que Maria se refere fica próximo ao Largo de São Francisco, onde dezenas de pessoas em situação de rua se reúnem para receber donativos.

— Eu não acho bom para ela. Não tem uma criança por lá. Só adultos que moram nas ruas. Mas não tenho condições de dar o que ela quer e precisa. Vamos ficar todos juntos. Mas por lá passa muita carreata — diz a avó da menina, referindo-se aos veículos que costumam distribuir comida e presentes de Natal. — A festa nesta época é muito boa. As quentinhas têm peru, frango e maionese.

TABLETS, BONECAS E BICICLETAS

Entre os presentes de Natal que Maria recebeu estão um tablet, duas bonecas, o boneco do Louro José e uma bicicleta, todos de Ana Maria Braga. Ela ainda não aprendeu a usar o tablet, mas pretende pedir ajuda na creche que frequenta. Nesta terça-feira, ao receber outro tablet, dado por um advogado que pediu para não ser identificado, Maria agradeceu e teve uma ideia.

— Obrigada pelo presente. Eu já ganhei um, mas posso dar este para alguém do morro. Para uma coleguinha minha — disse, antes de ser interrompida pela avó, que vai tentar vender o computador portátil.

Outro presente foram as chaves do apartamento no condomínio Ismael Silva, no Estácio, dentro do programa Minha Casa Minha Vida, recebidas pela avó Raimunda, na semana passada. — Eu tenho um quartinho. Ele vai ficar bem bonitinho — adiantou Maria.

A avó da menina mostrou as chaves do imóvel e disse que está à espera de condições financeiras para fazer a mudança:

— A gente não tem muita coisa, não, só uma geladeira e um fogão velhos. E uma cama quebrada. Mas a casa lá no Rio está toda vazia. Já tem água e, nesta terça-feira, parece que chegou a luz. A venda deste tablet talvez possa nos ajudar a mudar.

O sonho de Raimunda e Maria é que José Roberto vá morar também no condomínio. E ele poderá se realizar: em entrevista, o pai de Maria disse que pensa em se juntar às duas. Ele não conhece o imóvel que a família, expulsa em 2011 da invasão conhecida como Marítima, na área do Porto, ganhou na Avenida Frei Caneca, no Estácio.

— Se elas vierem aqui para perto, é claro que vou morar no conjunto — disse ele, que é alcoólatra e vive nas ruas do Centro, onde cata papelão. — Hoje, eu dou uma garimpada e, quando consigo R$ 20, compro bebida. Trabalho para beber. Mas sei que preciso sustentar minha filha. Ela não tem mãe nem poderá ter (a mãe da menina é usuária de crack e vive nas ruas da Gamboa).

Maria conheceu o apartamento e ficou deslumbrada quando viu água saindo da torneira. No Jardim Íris, Raimunda precisa buscar água numa bica de uso coletivo.

A história da vida de Maria começou a mudar no último dia 2, quando foi fotografada no bueiro que ficava atrás do Teatro João Caetano e foi fechado pela prefeitura. Ao ser publicada a foto ganhou as redes sociais, e Maria passou a ser procurada por agentes da prefeitura do Rio, de São João de Meriti e do Conselho Tutelar.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES