Frota de táxis é ampliada com 484 novos alvarás para Teresina

O número de taxistas é insuficiente para atender os usuários

As reclamações acerca das consequências do baixo efetivo de táxis em Teresina são feitas constantemente pela população. O número de taxistas é insuficiente para atender os usuários que dependem do transporte. O problema tem uma causa: há 20 anos a capital não tem a frota ampliada.

No entanto, o déficit será reduzido nos próximos meses. Ontem (27), em solenidade realizada no Palácio da Cidade, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), lançou o edital de licitação para liberação de 484 novos alvarás de taxistas. Conforme a PMT, o número é suficiente para suprir a demanda da cidade.

O prefeito Firmino Filho destacou que nos últimos 15 anos a capital teve o crescimento econômico superior a 50% e que o aumento da frota de táxis nas ruas é necessário para que tanto os teresinenses como turistas sejam atendidos de forma eficiente.

"Esse momento é importante porque não estamos apenas melhorando o transporte individual de Teresina, mas porque estamos gerando emprego e renda para 484 famílias", considera.

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, afirma que o edital foi elaborado conforme a legislação vigente. Entre os critérios utilizados para a seleção dos contemplados estão: tempo de serviço do motorista, condição social envolvendo o número de filhos, pontos na Carteira de Habilitação, dentro outros.

"O diferencial desse edital é que estamos disponibilizando 10% das vagas para mulheres e 80 alvarás para carros adaptados para o transporte de deficientes físicos", conta Carlos Daniel.

A novidade é comemorada por toda categoria. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresina, Antônio da Silva Barbosa, disse que desde 2011, a entidade lutava para conseguir a liberação das novas permissões.

"Estamos há 20 anos sem alteração. Em 2011 a Câmara Municipal aprovou o projeto que autorizava os novos alvará, mas o Executivo vetou.

Consideramos um avanço o lançamento desse edital porque Teresina precisa de mais táxis nas ruas", conta Antônio. O presidente do Sindicato afirma que atualmente 1.556 taxistas estão devidamente regulamentados na capital. Com a licitação, o número vai aumentar para 2.040.

Os interessados em participar da licitação, devem adquirir o edital a partir de hoje (28), no Palácio da Música, localizado no centro de Teresina.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel