Frota de táxis é ampliada com 484 novos alvarás para Teresina

O número de taxistas é insuficiente para atender os usuários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As reclamações acerca das consequências do baixo efetivo de táxis em Teresina são feitas constantemente pela população. O número de taxistas é insuficiente para atender os usuários que dependem do transporte. O problema tem uma causa: há 20 anos a capital não tem a frota ampliada.

No entanto, o déficit será reduzido nos próximos meses. Ontem (27), em solenidade realizada no Palácio da Cidade, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), lançou o edital de licitação para liberação de 484 novos alvarás de taxistas. Conforme a PMT, o número é suficiente para suprir a demanda da cidade.

O prefeito Firmino Filho destacou que nos últimos 15 anos a capital teve o crescimento econômico superior a 50% e que o aumento da frota de táxis nas ruas é necessário para que tanto os teresinenses como turistas sejam atendidos de forma eficiente.

"Esse momento é importante porque não estamos apenas melhorando o transporte individual de Teresina, mas porque estamos gerando emprego e renda para 484 famílias", considera.

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, afirma que o edital foi elaborado conforme a legislação vigente. Entre os critérios utilizados para a seleção dos contemplados estão: tempo de serviço do motorista, condição social envolvendo o número de filhos, pontos na Carteira de Habilitação, dentro outros.

"O diferencial desse edital é que estamos disponibilizando 10% das vagas para mulheres e 80 alvarás para carros adaptados para o transporte de deficientes físicos", conta Carlos Daniel.

A novidade é comemorada por toda categoria. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresina, Antônio da Silva Barbosa, disse que desde 2011, a entidade lutava para conseguir a liberação das novas permissões.

"Estamos há 20 anos sem alteração. Em 2011 a Câmara Municipal aprovou o projeto que autorizava os novos alvará, mas o Executivo vetou.

Consideramos um avanço o lançamento desse edital porque Teresina precisa de mais táxis nas ruas", conta Antônio. O presidente do Sindicato afirma que atualmente 1.556 taxistas estão devidamente regulamentados na capital. Com a licitação, o número vai aumentar para 2.040.

Os interessados em participar da licitação, devem adquirir o edital a partir de hoje (28), no Palácio da Música, localizado no centro de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES