Funcionários do HUT recebem treinamento sobre Ebola e Chicungunya

O objetivo é fornecer informações ao maior número de profissionais

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha – HUT, através da sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, realizou, nos dias 20 e 21 de outubro de 2014, palestra de orientação sobre vírus Ebola e Chicungunya destinado aos profissionais do hospital.

Segundo Rosania Oliveira, médica infectologista do HUT, as orientações são a respeito dos cuidados, risco de transmissão e contágio desses dois vírus. “O objetivo é fornecer informações ao maior número de profissionais quanto a medidas de precaução que também são aplicáveis a outras doenças”, afirma.

Ela esclarece ainda que as portas de entrada do vírus Ebola são os aeroportos internacionais. O fato de Teresina não ser uma rota específica de voos internacionais dificulta a chegada do vírus no estado.

Apesar de o Piauí não estar na zona de perigo do Ebola, já foram realizadas várias reuniões envolvendo o Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde para discussão do plano de contingência do vírus Ebola no país.

No aeroporto de Teresina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA orienta pessoas que chegam de outros países. Se a pessoa tiver com algum sintoma clínico suspeito, ela é direcionada ao posto da Vigilância Sanitária do aeroporto, que se encarrega de acionar o SAMU para transportá-la até o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella- IDTNP, que é o hospital de referência.

Fonte: Assessoria