Fundação Municipal de Saúde confirma 6.475 casos de dengue

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina já tem registrado, em 2012, 6.475 casos de dengue. Ao todo, foram registrados quatro óbito

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou que Teresina já registrou, em 2012, 6.475 casos confirmados de dengue. Destes, 6,451 foram identificados como sendo do tipo clássico, 16 com complicações, 06 com febre hemorrágica, 02 com síndrome do choque e 631 inconclusivos. 1.389 casos suspeitos foram descartados. Foram registrados quatro óbitos por dengue na capital em 2012, contra nenhum em 2011.

Apesar dos óbitos, houve diminuição no número de casos com complicação (em 2011 foram 22) e nos casos de febre hemorrágica (11 no ano passado). As regiões do Itararé, Santa Maria da Codipi e Mocambinho são as que mais originaram casos, com 564, 500 e 335 ocorrências, respectivamente.

Recentemente, uma fiscalização do Ministério Público Estadual encontrou problemas nas ações de combate e controle da dengue em Teresina. 364 agentes não estariam cumprindo o cronograma de visitas exigido pelo Ministério da Saúde e mais de 80 mil imóveis deixaram de ser vistoriados só este ano na capital.

Sobre esse aspecto, a FMS informou que a Gerência de Zoonoses (Gezoon) da FMS realizou em outubro o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa foi feito em todas as regiões de Teresina. Segundo a coordenação da Gezoon, supervisores gerais, supervisores de campo e agentes de endemias foram a campo realizar a coleta de material para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

Ao todo 352 profissionais trabalharam para que as residências fossem checadas. Após o levantamento feito pelos agentes de endemias, juntamente com os demais profissionais da Gezoon, um relatório foi enviado para a FMS e para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), contendo as regiões com maior e menor índice de infestação do Aedes aegypti.

A FMS esclarece que ações de prevenção e combate à dengue são realizadas rotineiramente durante todo o ano e que a população precisa estar atenta para ajudar o órgão no combate do Aedes aegypti.

PIAUÍ ? A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que em todo o Estado foram contabilizados 15.600 casos de dengue até 07 de dezembro de 2012. Há um aumento de 15,6% no número de casos de 2012 em relação a 2011.

Fonte: Dowglas Lima