Fundação Nossa Senhora da Paz, de Teresina, concorre ao prêmio Darcy Ribeiro

Fundação Nossa Senhora da Paz, de Teresina, concorre ao prêmio Darcy Ribeiro

A Fundação representará o Piauí no Prêmio Nacional que leva o nome de um importante educador, romancista e político brasileiro.

A Fundação Nossa Senhora da Paz concorre ao prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Junto a outros 18 instituições, a Fundação representará o Piauí no Prêmio Nacional que leva o nome de um importante educador, romancista e político brasileiro.

O prêmio existe desde 2000 e consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas escolhidas em Colegiado entre aquelas indicadas por membros do Congresso Nacional

O diretor da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, Rubens Portela Dantas, diz se sentir honrado com a indicação e explica que hoje a Fundação é um complexo educacional com cinco unidades, sendo duas de educação infantil, duas de fundamental e uma de Ensino Médio.

O complexo que leva o nome de um dos idealizadores, padre Pedro Balzi, já atende mais de 4 mil crianças com financiamento da Seduc e da Semec. ?A fundação, desde o início, investe na construção de uma educação com qualidade. Hoje podemos dizer que a educação mudou a cara da Vila da Paz, antes vista como lugar de criminalidade. Hoje a comunidade passou a ser referência de mudança ocasionada pela educação?, diz Rubens.

O padre Pedro Balzi, diante de uma realidade precária, junta-se a outras pessoas com a intenção de atender crianças a partir de dois anos e meio. Posteriormente, com vistas à população jovem que crescia sem perspectiva, criou-se uma iniciativa para atender adolescentes do sexo masculino com cursos profissionalizantes. Assim foi se dando a história da Fundação da Paz, que hoje concorre a este prêmio.

Para Rubens, participar deste prêmio é uma oportunidade de demonstrar as ações e esforços que vêm sendo feitos na educação. Os vencedores devem ser escolhidos em setembro no Plenário das Câmaras dos Deputados em Brasília, mediante votação dos parlamentares federais.

Fonte: Sarah Fontenele