Furacão Idalia toca o solo na Flórida com ventos de mais de 200 km/h

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão

Furacão Idalia toca o solo na Flórida com ventos de mais de 200 km/h | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O furacão Idalia, que havia alcançado a categoria 4, mas enfraqueceu para a categoria 3 enquanto ainda apresentava possíveis impactos "catastróficos", atingiu a Flórida na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, conforme anunciado pelo governador do estado norte-americano, Ron DeSantis.

"Não se arrisquem nem se metam com esse furacão", alertou o governador. Conforme o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), os ventos atingiram a velocidade de 201 km/h na manhã desta quarta-feira e podem aumentar para até 209 km/h.

O furacão Idalia alcançou o sul da Flórida por volta das 07h45 no horário local (08h45 no horário do Brasil), superando a previsão inicial que antecipava sua chegada apenas durante a tarde. Ao atingir o solo, o furacão teve sua categoria reduzida de 4 para 3, em uma escala que vai até 5 para medir a intensidade. Contudo, especialistas asseguram que a força dos ventos permanece inalterada, assim como a previsão do potencial destrutivo do furacão Idalia. 

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão. Outro ponto de atenção é que o furacão pode causar grandes inundações. No dia 29 de agosto, o governo da Flórida emitiu orientações para os residentes da região oeste do estado evacuarem suas residências. Um número aproximado de 14 milhões de pessoas encontra-se em estado de alerta. 

"Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais", afirmo ainda de Santis. Em Cuba, várias pessoas foram obrigadas a abandonar suas residências na região oeste do país na segunda-feira, 28 de agosto, devido ao furacão Idalia.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES