Governador nomeia 653 professores aprovados em último concurso

O governador assinou decreto de nomeação nesta quarta-feira em solenidade no Karnak


Nesta quarta-feira (22), o governador Wellington Dias assinou o decreto de nomeação de 653 professores do último concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). O evento aconteceu no Palácio de Karnak, com a presença da secretária da Educação, Rejane Dias, e outras autoridades.

"Estamos contratando o que é possível dos concursados. Há também os professores substitutos, que tiveram o teste prorrogado para ocuparem o espaço dos profissionais que estejam desempenhando outra função, como a de diretor, coordenador, nesses casos não há necessidade de chamar concursados, pois esses professores retornarão aos cargos", afirma Wellington.

O governo havia convocado inicialmente 700 professores aprovados. Destes, 47 solicitaram o reposicionamento no final da lista de classificados. Em vista disso, outros 47 classificados ainda serão convocados posteriormente.

Durante a solenidade, a secretária de educação destacou a importância da nomeação dos professores e também a prudência em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Estamos nomeando estes professores com muita atenção ao limite de gastos com pessoal imposto pela LRF. Estes professores estão sendo lotados onde realmente existe a carência", afirma Rejane.

A secretária também destacou a importância da mediação tecnológica para suprir vagas de professores que mesmo com a nomeação dos concursados não foi possível de preencher. "Existe locais onde mesmo com o chamamento dos concursados não foi possível lotar o professor, e para isso, temos outas formas de suprir essa necessidade, como a mediação tecnológica", afirma Rejane.

Após a nomeação, os professores receberão o calendário para comparecimento à perícia médica do Instituto de Assistência e Previdenciária do Estado do Piauí (Iapep) para procederem aos exames clínicos, a serem realizados antes da posse.

Os professores serão lotados nos municípios jurisdicionados as Gerências Regionais de Educação (GREs) às quais concorreram, conforme necessidade de maior lotação no momento, e irão atuar nas disciplinas da educação básica, no Ensino Fundamental maior e Ensino Médio.

Recentemente o governo também nomeou 34 nutricionistas aprovados no mesmo concurso. Todos estão recebendo o comunicado para comparecerem à perícia médica do Iapep.

Fonte: seduc