SEÇÕES

Governador W. Dias defende diversificação no agronegócio piauiense

O governador Wellington Dias elencou outras ações priorizadas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa segunda-feira (17), com membros de associações de produtores agrícolas de diversas regiões do Piauí. Na reunião, Dias defendeu a diversificação no agronegócio piauiense com implantação de novas culturas casadas com a criação de animais. Wellington ressaltou ainda a necessidade de agregar valor à matéria-prima, promovendo a industrialização antes de exportar os produtos.

Foi a primeira participação do governador em encontro da Câmara Setorial do Agronegócio, fórum destinado a discussões de políticas públicas e ações governamentais voltadas ao setor.

“O fórum identifica os problemas de determinado setor e ali mesmo ele apresenta soluções por meio da iniciativa privada em conjunto com o governo. É uma forma de fazer gestão de políticas públicas com participação direta da sociedade”, explicou Sérgio Vilela, coordenador das Câmaras Setoriais do governo.

Segundo levantamento da Associação dos Produtores de Soja-PI (Aprosoja), a área cultivada com soja e milho, principais commodities, saltou de 10 mil hectares em 1996 para 600 mil hectares em 2016. A produção de soja alcançou 1.790.000 toneladas em 2015. Mas a estiagem prolongada em 2016 quebrou a sequência positiva na colheita.  O cerrado piauiense teve seu pior desempenho na safra de grãos nos últimos 20 anos: apenas 645 mil toneladas de soja colhidas. Em uma propriedade na Serra do Quilombo, em Bom Jesus, a produtividade desse grão por hectare chegou a cair de 60 sacas para 12 sacas.

As previsões meteorológicas favoráveis renovam a esperança da retomada do crescimento na safra 2016/2017. Os produtores, porém, querem mais que a ajuda do clima, reivindicam também ações em áreas como infraestrutura. Uma iniciativa importante em execução pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), é a regularização fundiária das terras.

O governador Wellington Dias elencou outras ações a serem priorizadas pelo governo. “Listamos investimentos em andamento, como a Transcerrados; a estrada de Colônia do Gurguéia à BR-235; a estrada de Pratinha como é conhecida do lado de Uruçuí, além da estrada de Baixa Grande do Ribeiro para a Transcerrados”, pontuou o chefe do executivo estadual.

A câmara tem representantes dos produtores, do governo estadual e de prefeituras. O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou do encontro, assim como os secretários do Planejamento, do Meio Ambiente, dos Transportes, de Governo, além de gestores de outros órgãos.

O porta-voz dos produtores de soja, Moyses Barjud, enalteceu a importância do debate. “O governador abriu as portas para a iniciativa privada e a Aprosoja agora quer entender como podemos trabalhar juntos para que esse gráfico (da produtividade) reverta e o Piauí volte a crescer”, declarou o produtor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos