Governo autoriza revitalização do Complexo Porto das Barcas

Secretaria de Cultura tem até 180 dias para executar a obra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos principais pontos turísticos do estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, vai ganhar revitalização em todo o seu conjunto arquitetônico. Após vistoria da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado da Cultura, foi constatado o comprometimento da estrutura do prédio.

No última terça-feira (20), o governador Wellington Dias decretou estado de emergência e ,com isso, a Secult tem até 180 dias para executar a obra.

O relatório e vistoria técnica apontaram danos à estrutura devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e o entorno.  A Secult já possui projeto elaborado para recuperação do espaço e o valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 8 milhões.

“Além de revitalizar, o projeto também objetiva a valorização do conjunto arquitetônico e instalação do Museu do Mar e do Ponto de Cultura”, conta a coordenadora de Registro e Conservação, arquiteta Patrícia Mendes.

O projeto também contempla instalação de ateliê, livraria, restaurante e parque das ruínas, que funcionarão no local. O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

“Nós vamos fazer a obra parcialmente, vamos priorizar primeiro os pontos críticos para evitar danos ao patrimônio e depois expandimos para as outras áreas”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.  

Porto das Barcas

Localizado na cidade de Parnaíba, às margens do rio Igaraçu, o local foi construído no século XIX. De grande importância histórica, é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES