Governo começa a construir casa de passageiros do aeroporto de São Raimundo

A execução dos serviços de construção da casa de passageiros inclui estacionamentos, instalações de combate a incêndio

O Governo do Estado iniciou, na manhã desta terça-feira (06), a construção do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato. O início das obras foi acompanhado pessoalmente pelo secretário da Infraestrutura, Avelino Neiva, pelo coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, e pelo prefeito de São Raimundo Nonato, Padre Herculano Negreiros, que comemorou o início da construção da última etapa do aeroporto.

A execução dos serviços de construção da casa de passageiros inclui estacionamentos, instalações de combate a incêndio e de sistemas eletrônicos. É uma obra orçada em R$ 8,33 milhões investidos conjuntamente pelo Ministério do Turismo e Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). De acordo com o cronograma da obra, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato estará concluído em 150 dias.

A construção do terminal é a etapa final das obras antes da operacionalização do aeroporto, cuja primeira fase se referiu à implantação da pista de pousos e decolagens, com 1.650 metros de extensão e 45 de largura. A segunda fase diz respeito à construção do pátio de manobras e estacionamento de aeronaves. E a terceira correspondeu à instalação do sistema de sinalização luminosa junto à pista, permitindo a operacionalização de voos noturnos.

À disposição da comunidade

?Primeiro se constrói a pista, depois o estacionamento das aeronaves e agora chegou a vez de nós construirmos a estação de passageiros ou casa de passageiros, como muitos a chamam?, declarou o secretário da Infraestrutura. ?Isso demonstra o que nosso Governo tem feito pelo Estado?, acrescentou. ?É preciso que as pessoas venham ver como está sendo feito o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato?, completou Avelino Neiva.

De acordo com o secretário, o terminal terá 3.578,08 metros quadrados de área construída. ?Com tudo o que é necessário para que se possa abrigar um aeroporto internacional do porte exigido por lei. Nós aqui teremos área para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Polícia Federal, Ibama, para todos os órgãos, para a quantidade de empresas que queiram instalar-se aqui. Nós teremos tudo isso à disposição da comunidade de São Raimundo Nonato.?

O secretário ressaltou a importância das obras em andamento. ?É uma conquista do povo de São Raimundo Nonato, é uma conquista do patrimônio que tem São Raimundo Nonato?, entusiasmou-se. ?São Raimundo Nonato fez um evento espetacular, abraçando o mundo todo, e aqui está a resposta do governador Wellington Dias, determinando que se dê prosseguimento (às obras). ?Nós deveremos nestes 15 dias estar aqui novamente, reiniciando a construção da pista.?

Ampliação da pista

Em relação à pista, Avelino Neiva se referiu à ampliação da pista de pousos e decolagens, hoje com 1.650 metros de extensão e 45 de largura. Após a ampliação, essa pista terá 2.500 metros, mais extensa do que a do Aeroporto Petrônio Portella, principal aeroporto do Piauí, localizado em Teresina. O prefeito padre Herculano Negreiros disse que a construção do terminal de passageiros é um ato de coragem e ousadia do Governo do Estado.

?Esse Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, em termos de extensão e todo o aparelhamento que está ganhando, é um aeroporto comparável aos melhores do Brasil?, afirmou o prefeito. ?Isso plantado aqui no meio desta caatinga realmente traduz a coragem e a ousadia de um governo que quis projetar nosso Estado e nossa região para o Brasil e para o mundo. É um motivo de orgulho para todos nós e de agradecimento ao mesmo tempo.?

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br