SEÇÕES

Governo investe em tecnologia para otimizar serviços no Piauí

Piauí Conectado atua como vetor de desenvolvimento econômico.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A construção de uma infraestrutura que possibilite a expansão dos serviços de banda larga por todo o território piauiense mobiliza a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Governo do Estado e, por meio do projeto Piauí Conectado, implementa um cinturão de fibra ótica de Norte a Sul do estado, passando por 98 municípios e atendendo 80% dos piauienses.

Essa infraestrutura de rede de dados, tráfego de imagens e voz, possibilitará a oferta de serviços com mais qualidade e agilidade à população, além de modernizar a máquina pública com internet de melhor qualidade e custo menor, sendo esse um dos vários conceitos de inovação: fazer mais com menos recursos. “O menor link que o Estado possui hoje é de 128Kbps. Com o projeto, o menor será de 10 megas, ou seja, uma melhoria de 100 vezes em termos de velocidade”, fala Avelyno Medeiros, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação.

Outra inovação do Piauí Conectado é o uso de Parceria Público-Privada para instalação do programa. “Por meio da PPP, quem investe na infraestrutura é o setor privado. Isso é inovador, pois coloca o Piauí na vanguarda por ter investimento privado com custo baixo para o Estado”, comenta Medeiros.

Diante desse cenário, o Piauí Conectado atua como vetor de desenvolvimento econômico para o Piauí. “É importante ressaltar que o Piauí possui um governador que acredita na tecnologia para a eficiência das ações do estado. Sem isso, o governo não avançaria e não inovaria. Quando o projeto chegar ao interior do Piauí e conferir maior rapidez à marcação de consultas, transferência de resultados médicos, laudos e exames online, por meio da internet, economizaremos em papel e em tinta para impressão desses arquivos. São várias as possibilidades de economia”, analisa Avelyno.

Benefícios

Todas as áreas da gestão estadual podem usar e se beneficiar do Piauí Conectado. “No setor educacional, é possível universalizar o ensino com cursos à distância, tendo um professor ministrando aula em Teresina para uma turma no município de Guaribas, localizado a 657 quilômetros da capital. Os espaços públicos podem ser monitorados pelas equipes de Segurança e polícia com câmeras de monitoramento. Para que esses serviços funcionem, se faz necessária boa estrutura de conectividade e foi com esse intuito que desenvolvemos o projeto Piauí Conectado”, fala David Amaral, diretor técnico da ATI.

Entre os serviços do Piauí Conectado mais utilizados, estão os pontos de wi-fi livre em espaços públicos. Atualmente, existem mais de 20 pontos de internet livre funcionando em municípios como Cajueiro da Praia, Luzilândia, Guadalupe,

Cocal dos Alves, além da capital. “São projetos-piloto instalados com aval do governador Wellington Dias. Essa experiência tem reforçado que a necessidade de quem precisa da internet no interior é igual ou maior que na capital. Hoje o monitoramento que a equipe da Agência de Tecnologia faz nesses locais nos aponta isso. Em março, Piripiri foi a cidade onde mais usaram a rede do governo”, exemplifica Amaral.

Para o estudante Gustavo Carvalho, o programa traz novas perspectivas. “O Piauí Conectado para mim foi uma solução, porque, às vezes, nós tínhamos o espaço para estudar, mas sem internet de qualidade para pesquisar algo ou assistir uma videoaula. O programa possibilitou esse avanço, de poder contar com uma conexão com qualidade, prática e gratuita. É uma ótima solução para todos nós estudantes”, explica Carvalho.

Orçado em R$ 302 milhões, o projeto Piauí Conectado tem prazo de execução de 24 meses após a licitação. “A cada 15 dias, três cidades receberão a infraestrutura, que já fica operando sem a necessidade de aguardar concluir a instalação da rede nos 98 municípios. As demais localidades no estado serão atendidas com tecnologia complementar via rádio ou satélite”, acrescenta David Amaral.

Aplicativos

Além da inclusão digital, o Governo do Piauí está investindo em aplicativos móveis. “Se hoje estamos levando internet ao interior do estado, também vamos disponibilizar serviços online que possam otimizar a rotina do piauiense. Então, cabe falar do aplicativo de celular Atende Sine, lançado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setre). Por meio dele, é possível agendar a emissão da Carteira de Trabalho e do Seguro-desemprego, consultar vagas de trabalho disponíveis e cadastradas pelas empresas”, informa o diretor Aveylno Medeiros.

Combater a violência contra a mulher, reduzir os índices de feminicídio e ainda obter estatísticas sobre locais e horários onde esses crimes acontecem é a inovação apresentada pelo Governo do Estado com o aplicativo Salve Maria. “Nesse aplicativo, há duas maneiras de denunciar qualquer violência praticada contra a mulher, qualquer pessoa no Piauí com celular de sistema Android pode baixar essa ferramenta e fazer denúncia de maneira sigilosa”, incentiva David Amaral.

Ao fazer o download do Salve Maria, o aplicativo oferece duas opções de denúncias, a primeira permite que o denunciante anexe fotos, vídeos e texto sobre a agressão. O segundo modo funciona como um botão do pânico que pode ser usada pela própria vítima no momento da agressão. Ao apertar o botão, um alarme é enviado à central de polícia com georreferenciamento indicando onde o caso está ocorrendo. Assim, a central aciona a viatura mais próxima do local para se deslocar e apurar o caso, podendo prender o agressor em flagrante.

O Salve Maria foi desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Agência de Tecnologia da Informação. “Para o futuro,

O Governo do Piauí já se prepara para oferecer serviços que hoje são feitos presencialmente na palma da mão do piauiense, evitando que o cidadão se desloque de sua casa para algum órgão, reduzindo filas, desafogando o trânsito, contribuindo com o meio ambiente, economizando em material humano para esses atendimentos que poderão ser feitos por meio de celulares e aparelhos móveis”, finaliza Medeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos